capital completa 5 meses sem chuvas


A previsão do tempo em Cuiabá aponta para mudanças bruscas na temperatura, no entanto, sem qualquer possibilidade de chuva. Com isso, a capital completa, nesta sexta-feira (13), 150 dias sem chuva, correspondente a cerca de 5 meses.

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) identificou que a última chuva caiu na capital em 17 de abril, quando houve 4.30 mm de precipitação.

Capital está com céu tomado por fumaça das queimadas (Foto: Primeira Página)

Segundo a agência Climatempo, regiões localizadas a oeste de Cuiabá tem previsão para pancadas de chuvas isoladas, porém, na capital haverá apenas uma maior formação de nebulosidade, com chance mínima de precipitação (1% a 3%).

Mapa mostra a fumaça cobrindo o estado de Mato Grosso (Foto: Climatempo)
Mapa mostra a fumaça cobrindo o estado de Mato Grosso (Foto: DSAT-INPE)

A fumaça cinza mais clara representa a circulação de fumaça sobre o estado, sendo possível observar como está bem concentrado em áreas ao oeste de Mato Grosso, contrastando um pouco com a parte mais do extremo leste, que até possui circulação de fumaça, mas em menor intensidade.

A tendência é que a próxima frente fria, prevista entre a passagem de estações (fim do inverno e início da primavera), consiga ter força suficiente para trazer chuva para a capital. A primavera começa astronomicamente às 9h44 do dia 22 de setembro, pelo horário de Brasília. Então, os dias 21 e 22 de setembro marcam a virada da estação.

Mato Grosso em chamas!

Uma cena assustadora foi registrada na noite dessa quarta-feira (11), durante um incêndio florestal em uma região de chácaras entre Barra do Bugres e Nova Olímpia, a 207 km de Cuiabá.

A estiagem severa e a baixa umidade do ar têm contribuído para a propagação das chamas. Em Mato Grosso, foram registrados 405 focos de calor nessa quinta-feira, conforme última checagem às 17h30, no Programa BDQueimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Desses, 195 se concentram no Cerrado, 174 na Amazônia e 36 no Pantanal. Os dados são do Satélite de Referência (Aqua Tarde).

Bombeiros também combatem incêndios nos municípios de Cuiabá, Rosário Oeste, Nobres, Santo Antônio do Leverger, Nossa Senhora do Livramento, Cáceres, Vila Bela da Santíssima Trindade, Juína, Aripuanã, Novo Mundo, Nova Mutum, Nova Maringá, Diamantino, Cláudia, Lucas do Rio Verde, Campo Verde, Nortelândia, Tangará da Serra, Feliz Natal, Alto Paraguai, Vera, Ribeirão Cascalheira, Paranatinga, Rondonópolis, União do Sul, Cocalinho, Novo Santo Antônio, Alto Araguaia, Poxoréu e Sorriso.

  1. Incêndios em Mato Grosso: queremos saber sua opinião sobre as penas atuais

  2. Cortina de fogo impressionante atravessa Parque Indígena Xingu em MT





Fonte do Texto

VEJA MAIS

Venezuela anuncia que pedirá prisão de Milei e Argentina responde: “não temos medo”

O Ministério Público da Venezuela anunciou nesta quarta-feira (18) que pedirá a prisão de Javier…

Leandro Lehart tem recurso negado e condenação por estupro e cárcere privado é mantida

A Justiça de São Paulo negou um recurso apresentado pela defesa do cantor Leandro Lehart,…

Polícia identifica e prende jovem por morte de servidor público de Várzea Grande

Um rapaz de 19 anos foi preso na noite desta quarta-feira (18) suspeito de ser…