Casa Branca diz que negociações com o Irã foram “positivas e construtivas“

CNN Brasil


A Casa Branca disse que as negociações nucleares entre um alto conselheiro de Donald Trump e o ministro das Relações Exteriores do Irã neste sábado (12) foram um passo na direção certa e confirmou planos para novas conversas na próxima semana.

A “comunicação direta” entre o enviado do presidente Donald Trump para o Oriente Médio, Steve Witkoff, e o ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, foi “muito positiva e construtiva”, afirmou a Casa Branca em um comunicado.

Witkoff “ressaltou ao Dr. Araghchi que recebeu instruções do presidente Trump para resolver as diferenças entre nossas duas nações por meio do diálogo e da diplomacia, se isso for possível”, afirmou o comunicado, chamando as negociações de “um passo à frente para alcançar um resultado mutuamente benéfico”.

O comunicado dos EUA agradeceu a Omã por seu papel de mediador nas negociações e observou que a embaixadora dos EUA em Omã, Ana Escrogima, também estava presente.

A Casa Branca afirmou que as duas partes planejam se reunir novamente no próximo sábado (19).

Em comentários divulgados pela mídia iraniana, Teerã também descreveu as negociações como “construtivas” e compartilhou os planos para novas discussões na próxima semana.

As negociações ocorrem após Trump ameaçar com ataques militares contra o Irã caso o país não concordasse com um novo acordo. Em resposta, Teerã alertou que qualquer ataque arrastaria os EUA para um conflito mais amplo no Oriente Médio.

Trump deu a Teerã um prazo de dois meses para aceitar um acordo que levaria o Irã a reduzir sua presença nuclear ou a eliminar completamente seu programa nuclear.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Cinco suspeitos roubam caminhão de carga em São Paulo

Cinco homens foram presos pelo envolvimento em um roubo de carga, na manhã desta sexta-feira…

Vaticano reúne hoje líderes globais para enterro do papa Francisco

Neste sábado (26), será realizado o funeral do papa Francisco. Ele começará às 10h, no…

Empresa fabricava manteiga com ingredientes inapropriados na PB

O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (MP-Procon) do Ministério Público da Paraíba (MPPB),…