Chefe da ONU pede ao Hezbollah e Israel que cessem hostilidades

CNN Brasil


O Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, está “profundamente preocupado” com a escalada entre Israel e o Hezbollah e pede que ambas as partes retornem imediatamente à cessação das hostilidades, disse seu porta-voz neste domingo (25).

“Essas ações colocam as populações libanesa e israelense em risco, além de ameaçar a segurança e a estabilidade regionais”, disse o porta-voz da ONU, Stephane Dujarric em uma declaração.

As duas agências da ONU que trabalham extensivamente no sul do Líbano, o Escritório do Coordenador Especial das Nações Unidas para o Líbano (UNSCOL) e a Força Interina das Nações Unidas no Líbano (UNIFIL), também pediram por um cessar-fogo.

Elas emitiram um comunicado neste domingo dizendo que “à luz dos desenvolvimentos preocupantes ao longo da Linha Azul desde o início da manhã, a UNSCOL e a UNIFIL pedem a todos que cessem fogo e se abstenham de novas escaladas.”

A “Linha Azul” é uma linha de demarcação estabelecida pelas Nações Unidas em 2000, depois de Israel ter retirado os seus militares do sul do Líbano.

“O regresso à cessação das hostilidades é o único caminho sustentável a seguir”, declararam as agências

Os ataques israelenses contra o Líbano continuaram neste domingo (25), de acordo com a Agência Nacional de Notícias do Líbano, que relatou vários ataques aéreos em aldeias ao redor da cidade de Marjayoun, no sul do Líbano.

A agência afirmou também que aviões de guerra israelenses sobrevoaram as áreas ocidental e central do sul do Líbano e ao norte do rio Litani, aproximadamente a 20 quilômetros da fronteira norte de Israel.

Israel confirmou a realização de novos ataques, dizendo que atingiu uma “célula terrorista e lançadores de foguetes em todo o sul do Líbano”.

Os líderes de Israel e do Hezbollah deixaram claro que os ataques mútuos deste domingo (25) não serão os últimos no confronto entre os dois lados.

Com informações da Reuters.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

COP29 fecha acordo para dar início ao comércio global de créditos de carbono

Os países aceitaram um acordo na COP29, neste sábado (23), sobre as regras para um…

Sob justificativa de sigilo, operação completa 1 mês com silêncio de órgãos públicos

Há cerca de um mês, equipes da PF (Polícia Federal) saíram as ruas de Campo…

Menino de 3 anos morre afogado em piscina no interior de SP

Um menino de 3 anos morreu afogado em uma piscina, no Centro de Pedro de…