Ciência e informação qualificada contra os mitos sobre o agro

Helen Fernanda Gomes


A palestra da professora Helen Fernanda Fomes, da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), é um bom exemplo do foco do projeto ConectZoo, nascido durante a Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de Mato Grosso (Expoagro) de 2023. Com o tema “Mitos da produção animal”, a apresentação aplica ciência e informação de qualidade para combater desinformação sobre a atividade agropecuária.

Helen é uma das seis palestrantes do projeto ConectZoo dentro do Fórum das Cadeias Produtivas, congresso técnico da Expoagro 2024. Nesta terça (16), ela mostrou porque ainda há muitos mitos em torno da atividade pecuária no Brasil.

Imagem: professora Helen Fernanda Fomes, da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR). Créditos: Sindicato Rural de Cuiabá – Expoagro

Partindo do senso comum de que a produção animal pode afetar a qualidade do ar e da atmosfera, ela mostrou que a realidade nos pastos brasileiros aponta para um cenário diferente. “Hoje em dia, podemos colocar muito mais animais na mesma área, porque temos sistemas de manejo de pastagem adequados. Ou seja: produzimos mais, sem gerar desmatamento”, ponderou a professora Helen.

O fato de o Brasil ter muito gado a pasto também contribui para que, ao invés de emitir CO² na atmosfera, a pecuária favoreça a captura de carbono, produzindo oxigênio devido à fotossíntese.

Outro mito abordado foi sobre maus tratos aos animais. “A legislação brasileira é bem rigorosa quanto ao bem-estar animal. Toda a indústria da carne que tem inspeção federal trabalha duro para atestar que o animal não sentiu dor. Todo o setor evoluiu muito nesse quesito, da criação às instalações, passando pelo manejo e pelo conforto técnico”, citou Helen.

Atualmente, há vários selos de qualidade no mercado de carne bovina. O consumidor final pode acompanhar a origem e obter dados da produção do animal apenas usando um QR Code. “O produtor já sabe e várias pesquisas científicas comprovam que, quanto mais o animal está em sua zona de conforto, mais produz, e em melhor qualidade”, observou a professora.

A disseminação de informação qualificada, com base científica, contra estereótipos sobre o agro é o foco do ConectZoo. Em 2023, após a parceria firmada com o Sindicato Rural de Cuiabá, professores do curso de Zootecnia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) deram início ao projeto, que combate fake news a partir do uso de mídias sociais, artigos científicos e sua divulgação em eventos.

Neste ano, a curadoria das palestras do Fórum das Cadeias Produtivas da Expoagro ficou por conta de professores da UFMT, dando continuidade ao projeto.

“Construímos uma programação que reflete a necessidade de integrarmos tecnologia, sustentabilidade, produtividade, sempre com informação científica de qualidade na produção animal”, explicou um dos curadores, o professor João Costa Jr.

EXPOAGRO – Fórum das Cadeias Produtivas é o congresso técnico da Expoagro e está na quinta edição. A programação segue até 19 de julho, sendo todas as palestras gratuitas.

Maior feira agropecuária de Mato Grosso, a Expoagro é uma iniciativa do Sindicato Rural de Cuiabá, com co-realização do Governo do Estado de Mato Grosso e Cordemato. Em sua 56ª edição neste ano, o evento tem previsão de reunir aproximadamente 300 mil pessoas nos 11 dias de duração.

Além de rodeio e shows musicais, a programação inclui feira comercial, parque de diversões, praça de alimentação, oficinas técnicas – entre outros atrativos.





Fonte do Texto

VEJA MAIS

Meninos são trocados após o parto em hospital e pais descobrem erro três anos depois

Duas famílias tiveram seus filhos trocados em um hospital após o parto, e apenas três…

MT, MS e TO pagaram mais de R$ 100 mil por mês para cada magistrado em 2024

O custo médio mensal de um magistrado no Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT)…

Tribunal dos EUA mantém lei que obriga venda do TikTok no país

Um tribunal federal dos Estados Unidos confirmou nesta sexta-feira (6) uma lei que exige que…