Cinco pessoas foram detidas no domingo (2) pela Guarda Civil Municipal por soltarem balões no município de São Roque, interior de São Paulo.
Os agentes da Guarda Municipal identificaram o grupo deixando uma área de mata com um balão de grandes proporções. Ao avistarem os policiais, os suspeitos se dispersaram e tentaram fugir, mas cinco pessoas foram abordadas quando tentavam fugir em um carro.
No interior do veículo foram encontradas uma porção de haxixe, três porções de maconha e um balão de pequeno porte, no porta-malas.
Os homens foram encaminhados à Delegacia Municipal, onde foram liberados mediante o pagamento da fiança no valor de R$ 2 mil cada. Uma multa total de R$ 50 mil foi aplicada ao grupo por crime ambiental.
Os suspeitos informaram pertencerem a um grupo denominado “MACOYS”, no qual vários baloeiros da Grande São Paulo realizam a prática criminosa.
O veículo foi apreendido, assim como dois balões e um binóculo. Em nota, a Guarda Municipal reforçou que a soltura de balões é crime previsto na legislação ambiental, pois representa um grande risco à fauna, à flora e à segurança pública.