Clássicos do cinema nacional serão exibidos de graça em Campo Grande


Setembro promete ser especial para os cinéfilos que adoram a produção nacional em Campo Grande. A partir do dia 1º, longas-metragens e curtas serão exibidos gratuitamente em espaços culturais da cidade. Entre as obras que serão exibidas está “À Meia-Noite Levarei Sua Alma” (1964), um clássico do terror dirigido por José Mojica Marins, o Zé do Caixão.

Cena do filme “À Meia-Noite Levarei Sua Alma”. (Foto: Reprodução)

A realização é do Cineclube da Boca, que nesta edição de “Filmes do 3º Mundo” volta seu olhar para o cinema brasileiro. O evento conta com 8 sessões de longas e curtas-metragens brasileiros que vão do drama ao terror.

Além das exibições de filmes, o projeto realiza um curso de cinema para crianças da escola Vespasiano Martins com o objetivo de produzir um curta-metragem com os alunos.

Curador do evento, Felipe Feitosa, explica que os filmes escolhidos procuram discutir mais sobre a história do cinema brasileiro.

“O Brasil não é conhecido por ter uma grande indústria cinematográfica. Pelo contrário, nossa produção audiovisual é constantemente atacada e sucateada de diferentes maneiras. Constantemente vemos o nosso cinema ser diminuído de forma pejorativa e, até mesmo, historicamente apagado da nossa memória cultural. A história do audiovisual brasileiro é sinônimo de uma constante disputa política entremeada por uma produção irregular – não em qualidade, mas sim em possibilidade material. Somos um país com o cinema marcado pela marginalidade e pelo subdesenvolvimento. Da mesma forma, é desse lugar de fome que retiramos nossas maiores forças.”

Felipe Feitosa, curador do“Filmes do 3º Mundo”

O evento acontece de 1 de setembro a 30 de novembro, promovendo obras que, de outra forma, dificilmente  seriam exibidos em público ou sequer nos cinemas dos shoppings centers da capital de Mato Grosso do Sul, dominados pelos filmes blockbusters norte-americanos.

  1. Filmes de Harry Potter voltam em maratona nos cinemas

  2. Para entrar no clima olímpico: 5 filmes que falam sobre atletas

O Cineclube da Boca se trata de uma atividade de difusão e reflexão cinematográfica realizada desde março de 2022 por alunos e ex-alunos do curso de Audiovisual da UFMS.

Ela engloba os trabalhos de seleção, exibição, contextualização, discussão e recomendação gratuitos de filmes não contemplados no cenário comercial de distribuição da capital sul-mato-grossense através de programações semestrais com recortes temáticos alternantes. A organização ainda conta com a produção de João Pelosi e Aram Amorim.

PROGRAMAÇÃO DO CINECLUBE “FILMES DO 3º MUNDO” 

01/09

20h – Cerimônia de abertura com Mostra Competitiva de curta-metragens de jovens cineastas de Campo Grande, MS.

Capivas Cervejaria – R. Pedro Celestino, 1079 – Centro, Campo Grande – MS, 79002-370.

OBS.: Este é o único evento do cineclube com cobrança de portaria. O valor será de R$10,00 por pessoa.

12/09

18h30 – Sessão do filme Abrigo Nuclear (1981), de Roberto Pires, com mediação, debate e fornecimento gratuito de pipoca e refrigerante. Evento acessível para pessoas com deficiência auditiva.

MIS – Av. Fernando Corrêa da Costa, 559 – Vila Carvalho, Campo Grande – MS, 79004-311.

27/09

23h59 – Sessão da meia-noite do filme A meia Noite Levarei sua Alma (1964), de José Mojica Marins, com mediação, debate e fornecimento gratuito de pipoca e refrigerante. 

Casa de Ensaio – R. Visc. de Taunay, 203 – Amambai, Campo Grande – MS, 79005-390.

10/10

18h30 – Sessão do filme O Homem do Sputnik (1959), de Carlos Manga, com mediação, debate e fornecimento gratuito de pipoca e refrigerante. Evento acessível para pessoas com deficiência auditiva.

MIS – Av. Fernando Corrêa da Costa, 559 – Vila Carvalho, Campo Grande – MS, 79004-311.

24/10

18h30 – Sessão do filme O Amuleto de Ogum (1974), de Nelson Pereira dos Santos, com mediação, debate e fornecimento gratuito de pipoca e refrigerante. Evento acessível para pessoas com deficiência auditiva.

MIS – Av. Fernando Corrêa da Costa, 559 – Vila Carvalho, Campo Grande – MS, 79004-311.

07/11

18h30 – Sessão do filme Meu nome é… Tonho (1969), de Ozualdo Candeias, com mediação, debate e fornecimento gratuito de pipoca e refrigerante. Evento acessível para pessoas com deficiência auditiva.

MIS – Av. Fernando Corrêa da Costa, 559 – Vila Carvalho, Campo Grande – MS, 79004-311.

21/11

18h30 – Sessão do filme Falsa Loura (2007), de Carlos reichenbach, com mediação, debate e fornecimento gratuito de pipoca e refrigerante. Evento acessível para pessoas com deficiência auditiva.

MIS – Av. Fernando Corrêa da Costa, 559 – Vila Carvalho, Campo Grande – MS, 79004-311.





Fonte do Texto

VEJA MAIS

Veja dezenas sorteadas da Mega-Sena com prêmio de R$ 20 milhões

O sorteio do concurso 2.799 da Mega-Sena foi realizado na noite deste sábado (23). O…

Vice-presidente das Filipinas faz ameaça de assassinato ao presidente

As agências de segurança filipinas intensificaram os protocolos de segurança neste sábado (23) depois que…

Maidê Mahl: com investigação “inconclusiva“, inquérito é encaminhado para a justiça

içaA investigação sobre o desaparecimento e localização da atriz Maidê Mahl foi encaminhado para o…