CNI propõe mudança para fomentar sustentabilidade na agroindústria

Valentine Carpes Braga CNI Fernando Martin


Valentine Carpes Braga, da diretoria de Desenvolvimento Industrial e Economia da Confederação Nacional da Indústria (CNI), aproveitou sua palestra durante o Fórum das Cadeias Produtivas para propor uma mudança de paradigma entre produtores rurais e industriais mato-grossenses. O convite é para que a concessão de crédito deixe de ser vista como a constituição de uma dívida, e passe a ser investimento para a evolução da agroindústria de Mato Grosso.

Imagem: Valentine Carpes Braga, da diretoria de Desenvolvimento Industrial e Economia da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Créditos: Sindicato Rural de Cuiabá – Expoagro

Em sua palestra, Valentine mostrou as diversas formas de financiamento à agroindústria disponíveis hoje para a melhoria da competitividade. Ela se apresentou durante a tarde de segunda (15), dentro do congresso técnico da Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de Mato Grosso (Expoagro).

Valentine aproveitou a presença no Fórum para divulgar a rede do Núcleo de Acesso a Crédito (NAC) da Confederação Nacional da Indústria, presente em Mato Grosso via Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt). “É um setor com experiência em atendimento ao setor industrial, com pessoal qualificado e treinado para receber, analisar e orientar micro, pequenas ou médias empresa”, explicou.

Com crédito disponível, torna-se mais viável investir no aperfeiçoamento das práticas produtivas sustentáveis. Mato Grosso, atualmente, soma mais de 15 mil indústrias com 183 mil trabalhadores. E um dos principais marcos do parque industrial mato-grossense é sua relação com a comunidade.

Ribenildes Souza Fiemt Fernando Martin
Imagem: Ribenildes Souza, da gerência de Sustentabilidade e Inovação da Fiemt – Crédito: Fernando Martin

Ribenildes Souza, da gerência de Sustentabilidade e Inovação da Fiemt, mostrou a importância de projetos que aproximam indústria e comunidade como uma das grandes facetas que compõem a sustentabilidade. “Nossa indústria é reconhecida no Brasil inteiro por buscar soluções inovadoras, e, entre elas, está essa proximidade com a comunidade”, enfatizou.

Dois exemplos citados durante sua palestra foram a indústria de refrigerantes Marajá e indústria de álcool Barrálcool. “São duas grandes empresas reconhecidas por proteger o ambiente e manter ações recorrentes de proximidade com a comunidade. A Barrálcool tem um projeto de educação musical com filhos de funcionários, e a Marajá mantêm suas portas abertas para ações sociais”, citou Ribenildes.

EXPOAGRO – Fórum das Cadeias Produtivas é o congresso técnico da Expoagro e está na quinta edição. A programação segue até 19 de julho, sendo todas as palestras gratuitas.

Maior feira agropecuária de Mato Grosso, a Expoagro é uma iniciativa do Sindicato Rural de Cuiabá, com co-realização do Governo do Estado de Mato Grosso e Cordemato. Em sua 56ª edição neste ano, o evento tem previsão de reunir aproximadamente 300 mil pessoas nos 11 dias de duração.

Além de rodeio e shows musicais, a programação inclui feira comercial com produtos e serviços agropecuários, parque de diversões para a garotada, praça de alimentação, oficinas técnicas e competições hípicas – entre outros atrativos.





Fonte do Texto

VEJA MAIS

Sauber anuncia Gabriel Bortoleto e F1 volta a ter brasileiro nas pistas

Agora é oficial! O Brasil volta a ter um piloto para correu de forma integral…

Américo Martins: Partido Democrata não conseguiu entender frustração dos eleitores

O analista sênior de assuntos internacionais Américo Martins destacou os erros cometidos pelo Partido Democrata nas…

Turista israelense é preso suspeito de injúria racial e corrupção na Bahia

Um turista israelense de 20 anos foi preso em flagrante, na tarde desta terça-feira (5),…