CNJ intima juíza e desembargadora que impediram adolescente estuprada de abortar


O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) intimou uma juíza e uma desembargadora do Tribunal de Justiça de Goiás a prestarem informações após impedirem uma menina de 13 anos, que está grávida e foi vítima de estupro, de realizar um aborto legal.   

O caso está sendo investigado pelo CNJ a partir de uma denúncia feita pelo site “Intercept Brasil”, que afirmou que a vítima teria decidido interromper a gestação quando estava com 18 semanas. Contudo, além da recusa do hospital para realizar o procedimento, outros dois pedidos à Justiça foram também teriam sido negados e a adolescente segue para a 28ª semana de gestação. 

De acordo com a decisão do corregedor Luis Felipe Salomão, a juíza Maria do Socorro de Sousa Afonso e Silva, do 1º Juizado da Infância e da Juventude de Goiânia, e a Desembargadora Doraci Lamar Rosa da Silva Andrade, do Tribunal de Justiça de Goiás, devem prestar informações em até cinco dias.  

O magistrado disse que o caso “exige a atuação desta Corregedoria Nacional de Justiça, com urgência” e o cenário exposto “sugere […] a prática de falta funcional com repercussão disciplinar”.  

À CNN, o Tribunal de Justiça de Goiás afirmou que o caso tramita em segredo de Justiça. 

Aborto legal 

O aborto é considerado legal quando a gravidez é resultado de abuso sexual ou em risco a saúde da mulher, segundo o artigo 128 do Decreto-Lei nº 2.848 de 07 de dezembro de 1940.  

Além disso, é permitido interromper a gestação quando se nota que o feto é anencéfalo, ou seja, não possui cérebro.  

Caso ocorra um dos três casos, a gestante tem direito de realizar gratuitamente o procedimento por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).  

Uma vez que a gravidez ponha em risco a vida da mulher ou do feto anencéfalo não há limite de semanas de gestação para realizar o aborto. 

* Sob supervisão



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Mulher ateia fogo em ex-companheiro e criança por não aceitar término

Uma mulher de 33 anos foi presa, nesta terça-feira (5), após atear fogo no ex-companheiro…

Veja quais datas e prazos de matrícula para creches municipais em Cuiabá

As solicitações de matrícula para os alunos de creches estão abertas no Portal Matrícula Web,…

Com vitória de Trump, líderes africanos buscam fortalecer relação com os EUA

Vários líderes africanos expressaram seu desejo de fortalecer seus relacionamentos com os Estados Unidos após…