Com recorde de queimadas, MT ignora STF sobre desmatamento


O Supremo Tribunal Federal (STF) tem intensificado a cobrança por medidas urgentes para a preservação da Amazônia e do Pantanal, determinando que o governo federal e os estados das regiões apresentem planos detalhados para combater incêndios florestais e reduzir o desmatamento.

Veja AQUI a íntegra do documento.

Incêndios florestais em MT. (Foto: Mayke Toscano/Secom-MT)

A decisão, do dia 22 de janeiro, foi proferida pelo ministro Flávio Dino, e exige que os estados da Amazônia Legal, incluindo Mato Grosso, comprovem a divulgação de dados sobre autorizações para desmatamento.

No entanto, Mato Grosso se destaca negativamente, sendo o único estado que ainda não cumpriu a determinação de fornecer as informações solicitadas.

Diante da situação, o ministro concedeu um prazo de cinco dias para que a Procuradoria Geral do Estado e a Secretaria Estadual do Meio Ambiente se manifestem sobre o assunto, sob pena de medidas adicionais.

queimadas

Focos de calor em MT

A decisão do STF cobra providências efetivas para a proteção dos biomas.

Com base nos dados do BDQueimadas, Mato Grosso registrou um total de 1.737.851 focos de calor entre janeiro de 2024 e janeiro de 2025. As cidades que se destacaram com o maior número de ocorrências foram:

  • Cáceres
  • Colniza
  • Barão de Melgaço
  • Poconé

Veja os dados abaixo:

WhatsApp Image 2025 03 06 at 15.12.23

Este alto índice de focos de calor evidencia a necessidade de medidas urgentes para o combate aos incêndios florestais e a preservação do meio ambiente no estado.

Além da cobrança aos estados, o ministro Dino também determinou que a União apresente um plano institucional para o combate aos incêndios florestais, especialmente na Amazônia e no Pantanal, e que recupere a capacidade operacional do Prevfogo (Sistema Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais).

Desmatamento
Desmatamento na Amazônia (Foto: Reuters)

O ministro Dino justificou a urgência das medidas com base em dados recentes do MapBiomas, que apontam um aumento alarmante das queimadas em 2024.

Segundo o estudo, 18 milhões de hectares da Amazônia e 2 milhões de hectares do Pantanal foram atingidos pelo fogo no ano passado.

As regiões da Amazônia e do Pantanal abrangem os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia, Roraima, Pará, Maranhão, Tocantins, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Membro do PCC tenta subornar PMs em troca de Rolex em SP

A Polícia Militar prendeu um homem conhecido como “Malvadão”, na tarde desta segunda-feira (24), na…

Morre Han Jong-Hee, co-CEO da Samsung, aos 63 anos

O co-CEO da Samsung, Han Jong-Hee, 63, morreu após uma parada cardíaca nesta terça-feira (25),…

PM que matou criador de réplica de avião da FAB tem prisão mantida

Após audiência de custódia, a Justiça converteu em preventiva a prisão em flagrante do tenente…