O chefe do exército da Ucrânia, Oleksandr Syrskyi, disse na sexta-feira (29) que reforçará as tropas implantadas no leste com reservas, munição e equipamentos, após visitar dois locais na região de Donetsk, controlados pelos ucranianos.
As forças russas estão avançando na região de Donetsk em um ritmo mais rápido desde os primeiros dias da invasão em 2022, e o ministério da Defesa de Moscou afirmou na sexta-feira ter assumido o controle de dois novos assentamentos na região.
No entanto, Syrskyi afirmou que as forças ucranianas continuam repelindo os avanços russos, depois de visitar unidades perto das cidades de Pokrovsk e Kurakhhove.
“Com base nos resultados do trabalho, todas as decisões necessárias foram tomadas para reforçar as unidades com reservas, munição adicional, armas e equipamentos militares”, disse ele no aplicativo de mensagens Telegram.
“Continuamos a conter o inimigo e infligir pesadas perdas em termos de seu pessoal e equipamento.”
A guerra contra a Rússia atingiu um ponto crítico.
O presidente russo, Vladimir Putin, ameaçou atingir os “centros de tomada de decisão” da Ucrânia com seus novos mísseis balísticos, em resposta ao uso de mísseis fornecidos pelo Ocidente para atacar dentro da Rússia.