A Polícia Civil de São Paulo realizou a 5ª fase da operação Downtown nesta sexta-feira (23). Um dos principais alvos dessa etapa foi Jean Ricardo Galian, condenado pelo assalto ao Banco Central, em 2005, em Fortaleza.
Atualmente, Jean é envolvido com lavagem de dinheiro e tinha ligação direta com alguns dos 28 hotéis localizados na Cracolândia, fechados na outra etapa da operação, que aconteceu em junho deste ano.
Ele também tinha uma possível ligação com o tráfico de drogas. Itens de Jean, como uma moto de luxo, relógios e dinheiro, foram apreendidos pela polícia, que acredita que esses objetos vieram de crimes anteriores.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, na ação de hoje, foram cumpridos 31 mandados de busca e apreensão na capital paulista, Guarulhos, Guarujá, Londrina (PR) e Chuí (RS).
A pasta também informou que, além dos objetos já citados, foram apreendidos documentos, dinheiro em dólar, euro e libra, celulares e computadores. Contas e ativos financeiros das empresas investigadas também foram bloqueadas.
A primeira fase da Operação Downtown aconteceu em junho de 2023. Desde então, 53 pessoas foram presas e mais de 180 mandados de busca e apreensão foram cumpridos.