Coreia do Norte: exercícios da Coreia do Sul são “ato provocativo perigoso“

CNN Brasil


A Coreia do Norte condenou os exercícios militares combinados da Coreia do Sul e dos EUA que começaram na segunda-feira (3) como um “ato provocativo perigoso”, citando o risco de um disparo acidental resultar em um confronto físico.

Os exercícios anuais do Freedom Shield estão programados para ocorrer até o dia 20 de março, embora as práticas com fogo real permaneçam suspensos depois que jatos sul-coreanos lançaram bombas por engano em uma cidade civil perto da fronteira na última semana.

A Coreia do Norte tradicionalmente pede que os exercícios conjuntos EUA-Coreia do Sul sejam cancelados, classificando-os como um prelúdio para a invasão.

Os militares sul-coreanos disseram que os exercícios conjuntos visam fortalecer a prontidão da aliança para ameaças como a Coreia do Norte.

“Este é um ato provocativo perigoso de liderar a situação aguda na península coreana, que pode desencadear um conflito físico entre os dois lados por meio de um único tiro acidental, ao ponto extremo”, disse o Ministério das Relações Exteriores da Coreia do Norte, segundo a mídia estatal KCNA.

Os exercícios prejudicarão a segurança dos EUA, acrescentou o ministério.

Lee Young-su, chefe da Força Aérea da Coreia do Sul, curvou-se em desculpas na segunda-feira pelo acidente “sem precedentes” na semana passada, quando dois jatos bombardearam a vila por engano.

“Foi um acidente que nunca deveria ter acontecido e nunca deveria acontecer novamente”, disse Lee aos repórteres.

Um piloto em um jato não checou duas vezes as coordenadas do alvo, enquanto outro seguiu e lançou bombas sem perceber as coordenadas incorretas, informou a Agência de Notícias Yonhap, citando os resultados provisórios da investigação militar.

O ministério da defesa não estava imediatamente disponível para comentar.

Pelo menos 29 pessoas ficaram feridas após as bombas atingirem a região de Pocheon, que fica a cerca de 40 quilômetros a nordeste da capital Seul.

Os moradores da área reclamam há muito tempo sobre a perturbação e os riscos decorrentes dos exercícios.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

São Paulo: Nunes quer aumentar treinamentos de tiro para agentes da GCM

O prefeito da cidade de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB) prepara um projeto de lei…

Imagem do Senhor Bom Jesus na Orla do Porto em Cuiabá cai pela 2ª vez

A imagem do Senhor Bom Jesus de Cuiabá, localizada na Orla do Porto, sofreu danos…

Crise constitucional já chegou aos EUA, diz professor

Os Estados Unidos já estão enfrentando uma crise constitucional, segundo o professor de História e…