Corte de Trump suspende distribuição de testes de HIV em Campo Grande


O programa “A Hora é Agora”, que oferecia testes de HIV gratuitos para a população, foi suspenso em Campo Grande. A descontinuidade do serviço, crucial na prevenção e tratamento da doença, ocorre após o presidente dos EUA, Donald Trump, interromper o financiamento para programas de HIV.

Testes que eram distribuídos pelo programa. (Foto: Cristine Rochol/PMPA)
  1. Dia D de testagem rápida para HIV/Aids e ISTs será neste sábado

  2. Dezembro Vermelho: 811 novos casos de HIV são registrados em 2024 em MT

  3. Dezembro vermelho alerta para prevenção e tratamento da AIDS e HIV

O projeto era desenvolvido pela Fiocruz, em parceria com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos. Através do projeto “A Hora é Agora”, qualquer pessoa poderia solicitar, pela internet, um teste de HIV. A entrega era feita pelos Correios, em casa ou em armários digitais instalados em prédios públicos, como shoppings.

No centro de Campo Grande, por exemplo, o ponto de recebimento era o Pátio Central.

O programa também ajudava no encaminhamento imediato ao tratamento e na distribuição de medicamentos pré e pós-exposição. Além de Campo Grande, o serviço estava disponível em mais quatro capitais, e em todas elas foi suspenso.

Testagem continua

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) de Campo Grande informou, em nota, que lamenta a suspensão de um projeto tão importante para barrar o avanço do HIV. A Sesau está reorganizando os processos para minimizar os impactos e garantir o atendimento aos pacientes.

A Sesau reforçou que o CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), local onde são realizados testes presenciais e entrega de medicamentos, segue funcionando plenamente, sem interrupções. Os testes também estão disponíveis nas unidades de saúde.

O Ministério da Saúde também afirmou que assegura um orçamento crescente para a assistência integral a pacientes com HIV/AIDS e outras infecções sexualmente transmissíveis pelo SUS (Sistema Único de Saúde), incluindo prevenção, diagnóstico e tratamento, com oferta gratuita de antirretrovirais.

Contudo, o projeto “A Hora é Agora” tinha como objetivo ampliar toda essa rede, facilitando o acesso principalmente aos testes.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Carro é metralhado e homem fica ferido na zona oeste do Rio

Um homem sofreu uma tentativa de execução na noite desta quarta-feira (26), no Bangu, zona…

saiba se você já pode se imunizar

A vacinação contra a gripe começa, nesta quinta-feira (27), em Mato Grosso do Sul. Segundo…

Aliados da Ucrânia se reúnem em Paris para tratar ajuda e segurança

A França prometeu dois bilhões de euros em ajuda militar à Ucrânia, enquanto cerca de…