Dourados ganha reforço para apuração de crimes contra a mulher


A Polícia Civil criou um Grupo de Trabalho, visando acelerar a apuração de crimes de violência doméstica, parados na DAM (Delegacia de Atendimento à Mulher), em Dourados. O objetivo é desafogar o grande número de inquéritos e boletins de ocorrência que estavam sem análise.

Delegacia em Dourados receberá reforço na análise de registros policiais e inquéritos (Foto: PCMS)

A medida foi oficializada no Diário Oficial e, de acordo com o DPI (Departamento de Polícia do Interior), a sobrecarga é reflexo do aumento na demanda por atendimento à população na região, que se agrava com as limitações estruturais locais, além de pessoal. 

O grupo será responsável por revisar os boletins de ocorrência, que ainda não resultaram em instauração de procedimento, bem como avaliar inquéritos em curso e identificar casos que precisem de uma nova análise. 

  1. Para desafogar medidas protetivas, TJMS inaugura 4ª Vara na Deam

Os servidores também vão complementar as diligências ou arquivar os registros, caso seja necessário; propor fluxos operacionais que otimizem os trabalhos da unidade, principalmente com relação às vistas da transição para o modelo digital de registro. 

A atuação deve se concentrar na DAM, na Delegacia Regional de Dourados e em outras unidades policiais da região. Os trabalhos deverão ser concluídos em até 60 dias, podendo ser prorrogado. 

Também em Campo Grande

Situação parecida ocorrida da Deam (Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher) em Campo Grande, fez com que a delegacia ganhasse mais uma Vara para desafogar o grande número de pedidos de medidas protetivas, que aguardavam na fila.

Com o novo setor, os serviços poderão ser dobrados, tendo a rede de proteção às mulheres fortalecida, aprimorando o combate à violência doméstica. Além disso, será proporcionado um ambiente especializado, com profissionais capacitados para oferecer suporte psicológico e jurídico às vítimas.

A 4ª Vara de Violência Doméstica conta com espaço para assistência social, atendimento psicológico, arquivo de processos e cartório, além de um gabinete para juiz e sala de apoio.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

EUA: Menina de 10 anos é sequestrada por homem que conheceu em jogo online

Um homem foi preso na Califórnia após sequestrar uma menina de 10 anos que conheceu…

Após conflitos no Sul da Bahia, Governo anuncia envio da Força Nacional

A Força Nacional de Segurança Pública foi convocada para atuar no Extremo Sul da Bahia,…

Você pode doar sangue no feriadão: Hemocentro abre no sábado

O único banco de sangue público de Mato Grosso, o MT-Hemocentro, em Cuiabá, abrirá as…