Predadoras solitárias por natureza, as onças-pintadas surpreenderam pesquisadores no Pantanal ao apresentar um comportamento quase inédito: a formação de coalizões entre machos.

Esse tipo de aliança, raramente observado em felinos dessa espécie, vem sendo documentado com mais frequência nos últimos anos – e ganhou rostos (e pintas) notórios: os jaguares Manath e Rio.
A dupla vive no Pantanal mato-grossense e tem sido monitorada por pesquisadores e fotógrafos da vida selvagem. Ao contrário da regra comum entre onças machos – que geralmente são altamente territoriais e vivem sozinhas –, Manath e Rio formaram uma coalizão estável, caçando e explorando o território em parceria.
As imagens mais recentes foram feitas pelo fotógrafo Octavio Campos Salles, que publicou o registro em suas redes com a seguinte legenda:
“Na natureza, jaguares machos são conhecidos por serem solitários e territoriais — mas Manath e Rio quebraram essa regra. Esses dois machos dominantes do Pantanal formaram uma aliança extremamente rara, caçando e prosperando juntos com perfeita coordenação. Uma parceria poderosa e quase inédita na natureza.”

Durante três anos, cientistas observaram ao menos sete coalizões como essa, todas entre machos, tanto no Pantanal quanto nos Llanos da Venezuela.
No caso de Manath e Rio, a conexão vai além do comportamento colaborativo: eles são primos, o que reforça a teoria de que laços de parentesco podem influenciar esse tipo de cooperação na natureza.