A dupla, João Carvalho, de 22 anos, e Lorena Barcelos, de 20 anos, irão viajar para a França para representar o Brasil, em Lyon, entre os dias 10 e 15 de setembro, na WorldSkills – competição de educação profissional.
Eles disputam o título de melhores profissionais do mundo nas categorias de Manutenção de Máquinas Pesadas e Mecânica Industrial.
Os dois são alunos do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), João Carvalho do campus de Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá, e Lorena Barcelos, de Várzea Grande, região metropolitana da capital.
João Carvalho se prepara há cinco anos e compete na categoria, mecânica industrial. A ocupação envolve a montagem, manutenção e reparo de máquinas e equipamentos industriais.
Nesta modalidade, ele precisará contar com muita precisão para identificar e solucionar problemas para que as máquinas funcionem normalmente.
Já Lorena Barcelos compete na ocupação #49 tecnologia de veículos pesados, por esse motivo, ela precisa reparar e fazer manutenção de grandes máquinas, estacionárias e móveis, e equipamentos industriais em ambientes que incluem transporte, mineração, agricultura e silvicultura.
Para fazer parte da competição, a jovem precisa trabalhar com motores de combustão interna e componentes.
A edição de 2024 terá 1.422 competidores, estudantes com idades entre 16 a 25 anos que estão cursando ou acabaram de concluir cursos de diversas áreas da indústria e serviços, de 72 países disputando em 62 modalidades.
-
Campeonato Estadual terá novas regras em 2025; veja o que muda
-
Coletivo terena de Miranda leva prêmio de conservação ambiental da ONU