Na manhã deste sábado (10), produtores rurais de Sidrolândia, a 58 km de Campo Grande, encontraram gados mortos em suas propriedades. Os animais, provavelmente vítimas do frio intenso, não resistiram às baixas temperaturas que atingiram o Mato Grosso do Sul.
Um dos produtores relatou que cinco de seus animais morreram durante a madrugada, sendo três vacas e dois bezerros.
Segundo ele, as condições climáticas nas últimas 24 horas, com chuva e frio intenso, levaram à morte dos animais por hipotermia.
-
Suspeita de hipotermia: idoso pode ser 2ª vítima do frio em MS
A Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) informou que está monitorando as mortes de animais por hipotermia em todo o estado. A agência destacou a importância de os produtores rurais notificarem qualquer caso de morte animal à instituição.
“Não é incomum, nesta época do ano, ocorrerem mortes de bovinos por hipotermia devido à queda brusca de temperatura. A Iagro está atenta, especialmente neste fim de semana, em que houve uma queda significativa nas temperaturas, resultando na morte de alguns animais”, afirmou um especialista da Iagro.
Orientação
O especialista também orientou os produtores sobre as medidas para prevenir a mortalidade do gado por hipotermia. Entre as recomendações estão o manejo adequado das pastagens, a colocação dos animais em áreas com proteção natural e a manutenção de uma boa nutrição dos animais.
Das 35 estações meteorológicas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) em Mato Grosso do Sul, 24 registraram temperaturas mínimas de até 5ºC, sendo que nove delas marcaram menos de 3ºC.