EUA mantém recompensa de US$ 10 milhões por líder rebelde sírio

CNN Brasil


Como comandante da franquia da Al Qaeda na guerra civil síria, Abu Mohammed al-Golani, também conhecido como Muhammad al-Jawlani, era uma figura obscura que se mantinha longe dos olhos do público, mesmo quando seu grupo se tornou a facção mais poderosa lutando para derrubar Bashar al-Assad.

Hoje, ele é o mais conhecido dos rebeldes triunfantes da Síria, tendo gradualmente ganhado destaque desde que cortou laços com a Al Qaeda em 2016, renomeando seu grupo e liderando os rebeldes que expulsaram Assad após 13 anos de guerra civil.

Golani é líder da facção rebelde Hayat Tahrir al-Sham (HTS), anteriormente conhecida como Frente Nusra e designada como grupo terrorista por grande parte do mundo.

Os EUA designaram Golani como terrorista em 2013, dizendo que a Al Qaeda no Iraque o havia encarregado de derrubar o governo de Assad e estabelecer a lei islâmica sharia na Síria, e que a Nusra havia realizado ataques suicidas que mataram civis e defendido uma visão sectária violenta.

Rewards for Justice, o principal programa de recompensas de segurança nacional do Departamento de Estado dos EUA, ainda está oferecendo uma recompensa de até US$ 10 milhões por informações sobre al-Golani.

Saiba quem é o líder rebelde sírio e o grupo que derrubou Bashar al-Assad



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Vento forte deve agravar incêndios em Los Angeles no início desta semana

Um evento contínuo e persistente de ventos em Santa Ana está acontecendo no sul da…

Todas as regiões do Brasil estão em alerta para chuvas intensas, segundo Inmet

Todas as regiões do Brasil estão em alerta para chuvas intensas neste final de semana,…

Avalanche mata três pessoas nos Alpes da Itália

As autoridades confirmaram que as vítimas morreram devido a traumas graves sofridos durante a forte…