Ex-primeiro-ministro da Malásia, Abdullah, morre aos 85 anos, diz família


O ex-primeiro-ministro da Malásia, Abdullah Ahmad Badawi, morreu nesta segunda-feira (14), aos 85 anos, informaram sua família e autoridades médicas.

Abdullah tornou-se o quinto primeiro-ministro da Malásia em 2003, após a renúncia do veterano líder Mahathir Mohamad, após 22 anos no cargo.

O ex-primeiro-ministro morreu às 19h10 (horário local) no Instituto Nacional do Coração, na capital Kuala Lumpur, informou seu genro e ex-ministro da Saúde, Khairy Jamaluddin, em uma publicação no Instagram, sem especificar a causa da morte.

Abdullah foi internado no Instituto Nacional do Coração no domingo (13) após apresentar dificuldades respiratórias e foi imediatamente colocado em tratamento intensivo, informou o instituto em um comunicado.

“Apesar de todos os esforços médicos, ele faleceu em paz, cercado por seus entes queridos”, informou o Instituto.

Como premiê do país de maioria muçulmana, Abdullah embarcou em uma campanha anticorrupção e adotou uma versão moderada do islamismo que buscava o progresso econômico e tecnológico em detrimento do fundamentalismo religioso.

Mas foi criticado publicamente por sua revisão dos subsídios aos combustíveis, que resultou em uma forte alta nos preços.

Abdullah renunciou em 2009, um ano após uma eleição que viu a então coalizão governante, Barisan Nasional, perder sua maioria parlamentar pela primeira vez na história do país.

Ele foi sucedido por Najib Razak.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Você pode doar sangue no feriadão: Hemocentro abre no sábado

O único banco de sangue público de Mato Grosso, o MT-Hemocentro, em Cuiabá, abrirá as…

Trump ameaça independência do Fed ao atacar Jerome Powell

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, acusou nesta quinta-feira (17) o presidente do Federal…

Ovo de Páscoa envenenado causa morte de criança e deixa mãe e filha em estado grave

Uma mulher de 36 anos foi detida nesta quinta-feira (17) sob suspeita de ter envenenado…