A Força Nacional de Segurança Pública foi autorizada a atuar em sete estados brasileiros durante a realização das provas do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), conhecido como “Enem dos Concursos”, neste domingo (18).
O uso da Força requer pedido dos governadores locais, que solicitam ao Ministério da Justiça. Os agentes vão apoiar as ações do Ministério da Gestão e Inovação em serviços públicos de segurança.
Os estados envolvidos são Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Pará, Rio Grande do Sul e Roraima.
No Rio de Janeiro, no entanto, a Força Nacional já está em operação e o MJ diz que oferecerá suporte aos órgãos estaduais e federais, como a Polícia Rodoviária Federal, a Polícia Federal e a Polícia Militar, nas ações de segurança.
As portarias que autorizam a atuação da Força Nacional em Mato Grosso, no Rio Grande do Sul e em Roraima foram publicadas nesta quarta-feira (14). A de Mato Grosso do Sul nesta sexta-feira (16). Nos demais estados, as autorizações estão em processo de edição e deliberação.
O concurso
No próximo domingo, mais de 2,1 milhões de candidatos devem prestar exame para o concurso público nacional, que oferece 6.640 vagas para 21 órgãos da administração pública federal.
Remarcado após adiamento em decorrência das enchentes no Rio Grande do Sul, a seletiva terá provas aplicadas em mais de 200 municípios, em todas as regiões do Brasil.
Compartilhe: