De dia um calor de 30°C. À noite temperatura na casa dos 13°C. Na manhã seguinte, chuva e termômetros em 10°C. Essa é a descrição das últimas 24 horas em Ponta Porã – cidade de 295 quilômetros de Campo Grande.
O frio prometido para Mato Grosso do Sul chegou no sul do estado na noite dessa quinta-feira (23) e rapidamente derrubou a temperatura. Durante o dia, os termômetros ainda marcavam o calor da última semana, cerca de 30°C. De noite, no entanto, a sensação era de 13°C. Uma diferença térmica de 17°C.
Depois de uma semana com temperaturas de calor recorde, a sexta-feira (23) começou nublada e fria. Por volta das 9 horas a chuva caiu na cidade e derrubou ainda mais as temperaturas; o termômetro montado nas ruas da cidade já marcava 10°C antes mesmo da chuva chegar.
Segundo a Climatempo, a máxima em Ponta Porã não deve passar de 18°C.
Com a chuva, a umidade do ar na faixa sul e sudoeste do estado sai dos valores de rico e sobem para 96%. Bem diferente das outras regiões do estado, que marcam nesta sexta-feira de 30% a 12% de umidade.
Na capital
Enquanto o frio não se espalha, as outras regiões do estado prometem um dia bem quente.
Em Campo Grande a máxima pode chegar aos 32°C e a umidade relativa do ar na casa dos 30%. Sem chuva, a fumaça das queimadas no Pantanal e na Amazônia se concentram no céu da capital e também pioram e muito, a qualidade do ar.
Conforme os dados da estação de monitoramento da qualidade do ar em Campo Grande, o dia começou com índice em 29, qualidade boa, mas em poucas horas subiu para 40, qualidade moderada.
Este índice não leva em conta a umidade do ar, é medido apenas pelos poluentes.
A chuva na capital só deve chegar na tarde de sábado (24), em pouca quantidade. Junto com ela, o frio, que deve permanecer por mais alguns dias no estado.