Deflagrada a Operação Velatus, na manhã desta terça-feira (13), contra suposto esquema de desvio de verba pública por meio de licitações fraudulentas em Terenos, cidade 17 quilômetros distante de Campo Grande.
Ao todo foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão no referido município, além de cinco na capital e um em Santa Fé do Sul, interior de São Paulo. Uma pessoa foi presa de forma preventiva em Campo Grande.
-
Ofensiva aprende R$ 200 mil em onças, garoupas e lobos-guarás
Expressão que em latim quer dizer “velado”, a Velatus, segundo o Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime), joga luz sob a forma “insidiosa e velada” que agiam os suspeitos para praticar crimes contra a administração pública.
Ainda conforme investigação do MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul), o grupo criminoso era composto por servidores municipais.
Juntos, eles usavam pessoas jurídicas existentes para desviar verba que seria empregada em contratos celebrados entre empresas e o Executivo. Mesmo sem estrutura ou experiência, eles também criavam CNPJs para o mesmo fim.