Embora chuva e frio tenham chegado a Mato Grosso do Sul neste fim de semana, os focos de incêndio que assolam o Pantanal seguem vitimando animais. Dois filhotes de gato-palheiro foram resgatados na região pantaneira de Miranda, cidade 190 quilômetros distante de Campo Grande.
Um deles tem a pelagem preta, fato raro para a espécie segundo equipe veterinária do Hospital Veterinário Ayty. O Gretap (Grupo de Resgate Técnico Animal Cerrado Pantanal) efetuou o resgate na última sexta-feira (23).
Conforme os agentes, os dois felinos estavam em meio às chamas intensas, “lutando por sobrevivência”. Após o salvamento, a PMA (Polícia Militar Ambiental) deu encaminhamento ao pelotão, onde a dupla recebeu os primeiros-socorros.
-
Após incêndios, onças Miranda e Antã se recuperam em Campo Grande
Os exames iniciais foram feitos por profissionais da superintendência do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) em Mato Grosso do Sul.
Em seguida eles vieram para o CRAS (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres), em Campo Grande. No local funciona o Hospital Ayty, que tem recebido os animais resgatados no Pantanal.
Por lá, estão também três lobinhos com menos de um mês de vida, encontrados na mesma situação dos gatinhos-palheiros. Todos estão em tratamento e os felinos devem receber treinamento de caça para possível retorno ao habitat natural.