O governo de Donald Trump disse que está encerrando mais de 90% dos prêmios de ajuda externa da Agência dos EUA para o Desenvolvimento Internacional (USAID), de acordo com um processo judicial de quarta-feira (26).
“No total, quase 5.800 prêmios da USAID foram encerrados, e mais de 500 prêmios da USAID foram retidos”, disse o documento do governo.
“O valor total do teto dos prêmios retidos é de aproximadamente US$ 57 bilhões”, acrescentou.
Além dos encerramentos dos prêmios da USAID, “aproximadamente 4.100 prêmios estaduais foram encerrados, e aproximadamente 2.700 prêmios estaduais foram retidos”, segundo o processo.
O governo esclareceu mais tarde na quarta-feira que “ainda há 297 contratos que precisam ser revisados”.
O corte significativo de prêmios de ajuda externa é um golpe para o trabalho de ONGs e contratantes. Programas de ajuda em todo o mundo foram paralisados devido a um congelamento abrangente de financiamento e revisão de bilhões de dólares em assistência.
Isso acontece porque a administração Trump colocou a maioria da força de trabalho da USAID em licença ou os demitiu.
As atualizações da administração Trump foram arquivadas em resposta a um processo contestando a suspensão geral da ajuda externa.
De acordo com um processo, o Secretário de Estado Marco Rubio havia “tomado uma decisão final com relação a cada prêmio, em uma base individualizada, elegendo manter afirmativamente o prêmio ou rescindi-lo conforme os termos do instrumento, ou autoridade legal independente como inconsistente com os interesses nacionais e a política externa dos Estados Unidos”.
No entanto, os demandantes do processo rejeitaram a alegação de que Rubio estava pessoalmente revisando todas as decisões de rescisão, argumentando que “seria impossível para uma pessoa ou mesmo um grupo de pessoas revisar significativamente todos esses contratos e prêmios em um período tão curto”.