Governo Trump suspende acesso da Ucrânia a imagens de satélite dos EUA

CNN Brasil


O governo Trump suspendeu temporariamente o acesso da Ucrânia às imagens comerciais de satélite compradas pelo governo dos EUA por meio da empresa Maxar, de acordo com a National Geospatial-Intelligence Agency e a Maxar.

A Ucrânia utiliza as imagens aéreas para rastrear os movimentos das tropas russas, avaliar o terreno e ajudar no planejamento de operações militares.

A decisão de suspender o acesso às imagens, que são obtidas pelos satélites da Maxar e compradas pela NGA, segue a decisão do governo Trump de pausar qualquer compartilhamento de inteligência com os ucranianos que possa ser usado para atacar a Rússia.

“A Maxar tem contratos com o governo dos EUA e dezenas de nações aliadas e parceiras ao redor do mundo para fornecer imagens de satélite e outros dados geoespaciais. Cada cliente toma suas próprias decisões sobre como usar e compartilhar esses dados”, disse o porta-voz da Maxar.

“Levamos nossos compromissos contratuais muito a sério”, acrescentaram. “Não há nenhuma mudança na forma como oferecemos suporte aos nossos outros clientes, nem em seus programas ou contratos.”

A CNN informou nesta sexta-feira que, embora o governo dos EUA tenha “reduzido” o compartilhamento de inteligência com a Ucrânia, que pode ser usada para operações ofensivas contra a Rússia, os EUA ainda estão compartilhando inteligência que a Ucrânia pode usar para se defender.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Show Safra 2025 começa nesta segunda em Lucas do Rio Verde

Começa nesta segunda-feira (24), em Lucas do Rio Verde, a 360 km de Cuiabá, o…

primeira etapa agita as pistas do autódromo de Campo Grande

O início da Copa Truck 2025 teve o autódromo de Campo Grande como palco principal,…

Diretor palestino vencedor do Oscar é agredido e levado por israelenses

Hamdan Ballal, co-diretor palestino do filme vencedor do Oscar “No Other Land”, foi espancado por…