Grupo é combatido pela PF em operação contra extração de minério ilegal no AM

CNN Brasil


A Polícia Federal deflagrou uma ação com o objetivo de combater um grupo criminoso que possui envolvimento na extração e exploração irregular de minérios ao longo do Rio Jutaí, localizado no interior do estado do Amazonas. A operação Rios de Ouro aconteceu na última quarta-feira (18). 

Segundo a PF, foram identificados durante as investigações quatro locais estratégicos na cidade de Porto Velho, em Rondônia, e em Itaituba, no Pará. Nesses locais, foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão. 

A investigação teve início a partir de um relatório recebido pela Agência Nacional de Mineração. O documento informava que uma cooperativa de garimpeiros havia apresentado um relatório anual de lavra, entre 2020 e 2022, com a validade vencida. Com isso, foi constatado a lavratura de minérios sem permissão. 

No decorrer das investigações, foi detectado que os responsáveis pela cooperativa realizavam contratos de parceria com dragas garimpeiras para que acontecesse a extração do ouro, utilizando para isso permissões de lavra garimpeira inexistentes. 

Com a busca e apreensão, os agentes visam obter dados que comprovem a prática criminosa de extração ilegal de minério e usurpação de bens da União, além de aprofundar a investigação para saber para onde os minérios eram levados.

*Sob supervisão



Fonte do Texto

VEJA MAIS

“Vamos continuar funcionando”, diz diretor da 99 sobre mototáxi em SP

Após a decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), pela 8ª Vara de…

veja os números sorteados e resultado do concurso 3.294

A Caixa Econômica Federal realizou o sorteio da Lotofácil, nesta quarta-feira (15), em São Paulo.…

Presidente da Coreia do Sul não comparecerá a interrogatório, diz advogado

O presidente afastado da Coreia do Sul, Yoon Suk Yeol, não pretende participar de um…