Uma quadrilha especializada em roubo e venda de módulos de caminhões, para oficinas ilegais, é alvo da Operação Módulo Reset, deflagrada na manhã desta sexta-feira (11), em Cuiabá. A organização criminosa além de furtar os equipamentos, ainda reprogramava os eletrônicos para apagar a identidade original.
As investigações começaram após o furto de módulos eletrônicos de três caminhões em uma fazenda no município de Barra do Bugres, além de outros crimes semelhantes registrados na região da Serra de São Vicente.
A ação cumpre oito ordens judiciais, sendo três mandados de prisão preventiva e cinco de busca e apreensão domiciliar, todos expedidos pela Comarca de Barra do Bugres. Os alvos são investigados pelos crimes de furto qualificado, associação criminosa e receptação qualificada.
Os policiais identificaram dois suspeitos que integravam a organização criminosa, considerada altamente estruturada. O grupo atuava de forma organizada e causou prejuízos superiores a R$ 100 mil às vítimas.
Após os furtos, os criminosos realizavam a reprogramação dos módulos eletrônicos — como ECU (Engine Control Unit) e TCM (Transmission Control Module) — para apagar a identidade original dos dispositivos.
Depois disso, os equipamentos eram inseridos novamente no mercado negro, repassados para oficinas e redes ilegais de peças.
Com o cumprimento das ordens judiciais em Cuiabá, a Polícia Civil agora vai analisar o material apreendido, o que pode levar à identificação de outros envolvidos e aprofundar a responsabilização dos integrantes do esquema.
-
Quadrilha faturou R$ 60 milhões com roubo e venda de peças caminhões