Bum Bum Bum e a Pedra Filosofal? Nos últimos anos, uma teoria levantada por fãs brasileiros de Harry Potter tem ganhado força: a de que a autora J.K. Rowling teria plagiado a história do clássico Castelo Rá-Tim-Bum. Por mais que isso possa parecer loucura ou brincadeira, as semelhanças deixam quem conhece as tramas com dúvidas.
Além das coincidências, os fãs de Harry Potter destacaram que Castelo Rá-Tim-Bum terminou no mesmo ano em que o primeiro livro do bruxo inglês foi lançado: 1997.
Outra descoberta interessante é que J.K. Rowling morava em Portugal na época em que a série brasileira era transmitida no país.
Veja as maiores semelhanças entre Harry Potter e a série Castelo Rá-Tim-Bum:
Harry Potter X Nino
As semelhanças começam pelos protagonistas bruxos de ambas as obras. Embora até o cabelo dos personagens seja um pouco parecido, as coincidências são ainda mais profundas:
Para começar, Harry vivia com os tios, Válter e Petúnia Dursley, assim como Nino vivia com o tio Victor e a tia-avó Morgana.
Harry é um menino bruxo criado entre “trouxas” (pessoas não bruxas). E adivinha quem também é um menino solitário vivendo em uma cidade de trouxas? Nino.
Outra coincidência é o quarto dos protagonistas. Harry dormia em um armário embaixo da escada, enquanto Nino dormia em um quarto que fica… adivinhe, embaixo da escada!
A cobra Celeste é um personagem marcante de Castelo Rá-Tim-Bum e sempre conversava com Nino. Em Harry Potter, o bruxo tem uma habilidade especial de falar e entender cobras.
A última semelhança entre os dois é relacionada à relação com trouxas. Harry defende a harmonia entre bruxos e não bruxos, assim como Nino, que tem melhores amigos trouxas.
Castelo Rá-Tim-Bum X Hogwarts
As semelhanças não se restringem apenas aos personagens principais; os cenários também guardam muitas similaridades.
Começando com o óbvio: Harry estuda em um castelo, e Nino mora em um castelo.
No segundo livro “Harry Potter e a câmara secreta”, um monstro fatal vaga pelos encanamentos de Hogwarts, enquanto Mau é um monstro roxo que habita os encanamentos do Castelo Rá-Tim-Bum.
Por fim, a escola para bruxos tem uma biblioteca enorme com uma sessão reservada. Já no castelo de Nino, há uma grande biblioteca com uma oficina escondida nos fundos.
Personagens
Ainda não foi convencido? As semelhanças continuam! Ao analisar os personagens que aparecem ao longo das tramas inglesa e brasileira, percebe-se outras coincidências:
A semelhança entre Godofredo e Dobby é surpreendente. Já reparou que ambos falam com vozes finas e são bastante amedrontados?
Não dá para deixar de lado os gêmeos de cada universo bruxo. Em Castelo Rá-Tim-Bum, temos os personagens Tíbio e Perônio; em Harry Potter, há os icônicos irmãos Fred e Jorge Weasley.
Também é possível notar uma pequena semelhança nos nomes de duas bruxas importantes: Morgana e Minerva.
Apesar das personalidades diferentes, uma visitante frequente do castelo é a repórter Penélope. Em Harry Potter, Rita Skeeter faz o papel da jornalista que volta e meia aparece em Hogwarts.
A Caipora também é uma criatura presente em ambas as histórias. Em Castelo Rá-Tim-Bum, a personagem surgia sempre que alguém assobiava. No universo de Rowling, a escola de magia brasileira, Castelobruxo, é protegida por caiporas.
Voldemort e Dr. Abobrinha são vilões bem parecidos. Ambos são carecas e, no final (Alerta de Spoiler!), Voldemort acaba destruindo o castelo de Hogwarts, enquanto Dr. Abobrinha luta para derrubar o Castelo Rá-Tim-Bum e construir um grande edifício.
Um último detalhe é relacionado à idade dos personagens bruxos. Em Harry Potter, os bruxos vivem mais do que os trouxas, frequentemente passando dos 100 anos. Enquanto isso, Nino tem 300 anos e sua tia Morgana aproximadamente 6 mil anos.
O que você acha dessa teoria? É possível que a autora tenha se “inspirado” no clássico brasileiro Castelo Rá-Tim-Bum ao escrever Harry Potter?
Já percebeu alguma outra semelhança ou diferença entre as histórias do mundo da magia?