Indígena Pataxó é morto em ataque à comunidade na Bahia

CNN Brasil


Um indígena Pataxó foi morto a tiros em um ataque a uma comunidade na Terra Indígena (TI) Barra Velha do Monte Pascoal, no extremo sul da Bahia, na noite da última segunda-feira (10). A vítima, identificada como Vitor Braz, era morador do Terra à Vista, localizada na área da TI em processo de demarcação.

Segundo o Conselho de Caciques Pataxó TI Barra Velha de Monte Pascoal (Conpaca), o assassinato ocorreu na véspera de uma audiência pública em Brasília sobre a demarcação de terras indígenas na região.

O Conselho de Conpaca divulgou uma nota denunciando que “Vitor Braz foi cruelmente assassinado por pistoleiros em um ataque orquestrado por fazendeiros”. Veja abaixo: 

NOTA DE REPÚDIO • Conselho de Caciques Pataxó TI Barra Velha de Monte Pascoal.

Durante o ataque, dois adolescentes indígenas chegaram a ficar desaparecidos, mas foram encontrados.

O Conpaca afirma que o assassinato se soma a um histórico de violência contra o povo Pataxó. Segundo eles, os casos seguem um padrão de ataques com homens encapuzados e armados atirando contra casas e pessoas.

A Polícia Civil da Bahia instaurou um inquérito policial para investigar a morte do indígena e identificar e capturar os envolvidos.

A CNN entrou em contato com o Ministério dos Povos Indígenas e com a Fundação Nacional dos Povos Indígena (Funai) e aguarda retorno.

*Sob supervisão



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Justiça decreta prisão de “Dona Maria“, líder do tráfico na Bahia

A Justiça decretou a prisão preventiva de Jasiane Silva Teixeira, conhecida como “Dona Maria“, nessa quarta-feira (26).…

Preso por pornografia infantil fazia imagens de menino com paralisia cerebral em MT

Um homem foi preso na manhã desta quinta-feira (27), em Várzea Grande, região metropolitana de…

Seis turistas morrem após submarino afundar na costa do Egito, diz mídia

Seis pessoas morreram nesta quinta-feira (27) após um submarino afundar na cidade turística de Hurghada,…