Japão reativa reator nuclear próximo a Fukushima após 13 anos


A Tohoku Electric Power retomou as operações nesta terça-feira (29) do reator No.2 de 825 megawatts (MW) em sua usina nuclear em Onagawa no norte do Japão, pela primeira vez desde o desastre nuclear de Fukushima em 2011, disse um porta-voz da empresa.

A usina opera reatores de água fervente (BWR), os mesmos de Fukushima, e foi a estação nuclear mais próxima do epicentro do terremoto de magnitude 9 em 2011. É o primeiro reator de energia nuclear do leste do Japão a reiniciar desde então.

A reinicialização há muito adiada eleva o número de reatores operacionais do Japão para 13, com uma capacidade combinada de 12.433 MW.

Enquanto a Chugoku Electric Power 9504.T se prepara para reiniciar o reator nº 2 de 820 MW em sua usina nuclear de Shimane, no oeste do Japão, no final deste ano, a demanda do país por gás natural liquefeito (GNL) deve cair no ano que vem.

 

O aumento da operação de usinas nucleares também deve ajudar o Japão a atender à crescente demanda de energia de usinas de semicondutores e data centers que dão suporte a aplicações em inteligência artificial (IA).

O governo espera que a produção de energia cresça para 1,35 trilhão a 1,5 trilhão de quilowatts-hora (kWh) até 2050, acima dos 1 trilhão de kWh projetados para a década atual, à medida que o Japão instala mais data centers, fábricas de chips e outros negócios que consomem energia.

Para a Tohoku Electric, a reinicialização de Onagawa exigiu um investimento total de 570 bilhões de ienes (US$ 3,72 bilhões) em medidas de segurança para atender a regras mais rígidas adotadas após o desastre de Fukushima.

 



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Acidente entre três carretas deixa motorista morto em MT

Um grave acidente envolvendo duas carretas resultou na morte de um dos motoristas na tarde…

Motociclista é esmagada por ônibus após ultrapassagem malsucedida em MG

Uma jovem de 20 anos morreu na última segunda-feira (11) depois de ser esmagada por…

Pássaros diferentões ganham brilho pelas lentes de fotógrafo de MS

Morador da Capital sul-mato-grossense, o fotógrafo independente, Roberto Kelsson, de 36 anos, mostra através de…