Modelo de avião que caiu tem maior sensibilidade a gelo, afirma Voepass

CNN Brasil


Durante uma coletiva de imprensa, nesta sexta-feira (9), os representantes da Voepass afirmaram que a aeronave modelo ATR-72 que caiu em Vinhedo, no interior de São Paulo, possuía uma sensibilidade maior ao gelo.

“A aeronave tem características de voo que a tornam um pouco mais sensível em situações de gelo. Nenhuma hipótese é descartada nesse momento. O Cenipa já está em ação e nós estamos lado a lado para prover todas as informações e participando ativamente das investigações”, disse Marcel Moura, diretor de operações da Voepass.

A formação de gelo nas asas da aeronave tem sido uma das hipóteses levantadas por especialistas que poderiam explicar a queda.

Neste caso, o que pode ter ocorrido com a aeronave é a formação de gelo nas asas e nos comandos de modo a afetar as características de voo, resultando numa perda de sustentação que leva a uma perda de altitude de forma não controlada.

“O avião é sensível ao gelo, é um ponto de partida, mas ainda é muito precoce qualquer tipo de conclusão em relação ao evento”, completou Moura.

O avião, que transportava 57 passageiros e quatro tripulantes, saiu da cidade de Cascavel, no Paraná, com destino ao Aeroporto de Guarulhos, em SP.

A aeronave fazia sua segunda viagem nessa sexta-feira, e estava programado para mais duas.

As investigações serão conduzidas pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa). A Polícia Federal também vai apurar o acidente.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) afirmou que a aeronave estava com a manutenção em dia.

A Voepass informou também que todos os clientes que tinham viagens marcadas para essa sexta-feira e para sábado (10) foram comunicados sobre o acidente.

De acordo os representantes, algumas pessoas suspenderam as viagens programadas com a empresa. A Voepass tem 15 aviões comerciais em operação no país.

A companhia também informou que já acionou a seguradora para todo suporte ser dado aos passageiros.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Falsa biomédica vira alvo da polícia após pacientes terem alergia em MS

Uma falsa biomédica, de 27 anos, suspeita de realizar procedimentos estéticos sem autorização, foi alvo…

UFAM suspende aulas presenciais por causa da fumaça presente no ar

A Universidade Federal do Amazonas (UFAM) anunciou a suspensão temporária das atividades acadêmicas e administrativas…

gatinho com 17kg é resgatado em porão

Um gatinho laranja viralizou nas redes sociais na última semana, depois que ele foi resgatado…