Um ouriço-cacheiro foi resgatado por bombeiros militares, na noite dessa sexta-feira (9), após entrar no quintal de uma casa em Campo Verde, a 139 km de Cuiabá.
Ouriço-cacheiro no quintal
Quando perceberam a presença do ouriço no quintal, os moradores chamaram equipes do Corpo de Bombeiros para captura do animal.
Usando um cambão, os bombeiros capturaram o ouriço por volta das 21h30 dessa sexta-feira. Já na manhã deste sábado (10), o animal foi transportado e devolvido ao seu habitat natural.
Facilmente identificado por ter espinhos, o nome ouriço-cacheiro corresponde à ação de “cachar”, ou seja, cavar ou se esconder.
Conforme o setor de catalogação de fauna da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), o ouriço tem orelhas curtas, olhos grandes e cauda aproximadamente do tamanho do corpo.
Geralmente, ele é encontrado nas copas de árvores e se locomove entre os galhos com ajuda da cauda.
Com a pelagem que varia entre um cinza amarelado ao marrom-acinzentado, o animal tem pelos rígidos (espinhos) e pelos longos e finos que podem esconder os espinhos. Eles se alimentam de folhas, flores, frutas e cascas de árvore.
5º resgate de animais na semana
Esse foi o quinto resgate nesta semana, feito por bombeiros, de animais em situações de risco em Mato Grosso.
Uma jararaca, um filhote de cachorro, uma capivara e até uma arara-canindé, que é uma espécie em extinção, estiveram entre os resgates da semana.
-
Ouriço se esconde em quintal de casa e é resgatado em MT
-
Ouriço raro, “Sonic” é resgatado de casa em Rondonópolis
-
Ouriço-cacheiro ferido é resgatado de sítio em Aparecida do Taboado