Moto “dedo-duro“: entenda novidade para monitorar motoristas em SP

CNN Brasil


Por meio da empresa responsável pela Zona Azul em São Paulo, um novo sistema de monitoramento tem sido testado na capital paulista. As motos circulam pela cidade equipadas com câmeras semelhantes às utilizadas nos veículos da companhia.

CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), em São Paulo, tem utilizando a captação de imagens por câmeras para fiscalização há algum tempo. Nos automóveis, que circulam há meia década, o equipamento tem o poder de ler as placas dos veículos e a sinalização das vagas. A ação, registrada em vídeos que circulam nas redes sociais, levanta questões sobre o propósito da medida.

Os registros mostram que as motos possuem as cores características da CET, amarelo e branco, contudo, não apresentam identificação oficial da companhia. As motos são vistas em diferentes regiões da cidade. A falta de identificação das motos, no entanto, têm gerado questionamentos.

@davips87 Fique atento, agora a segunda volta para te multar é mais rapido 😏😏 #estapar #multas #detran #cet #pcx @Estapar ♬ som original – Davi Silva

 

Posicionamentos

Estapar, responsável pela gestão da Zona Azul, afirma que as motos estão sendo usadas para “acompanhar em tempo real as condições da sinalização horizontal e vertical das vagas de Zona Azul”. A empresa esclarece que as câmeras verificam se placas e outras sinalizações estão visíveis e corretamente posicionadas. Veja nota na íntegra.

Nota – Estampar

Com objetivo de aprimorar as operações da Zona Azul em São Paulo, a Estapar – concessionária responsável pela operacionalização do serviço – está realizando testes, por meio do uso de duas motocicletas, equipadas com dispositivos de captação de imagens e outras funcionalidades tecnológicas, com a finalidade de acompanhar em tempo real as condições da sinalização horizontal e vertical das vagas de Zona Azul da cidade de São Paulo. A implementação dos veículos dependerá da análise dos resultados a serem obtidos e, sobretudo, da validação por parte do Poder Concedente. Como previsto no contrato, os recursos aplicados são integralmente da companhia e ainda não há prazo para finalização desse trabalho.

A CNN pediu um posicionamento para CET sobre o uso das motocicletas, que informou que a Estampar “não tem autorização formal para realizar testes com equipamentos instalados em motocicletas”. A companhia reforça que “não há qualquer aplicação de multas” e que notificará a empresa. 





Fonte do Texto

VEJA MAIS

São Paulo: Nunes quer aumentar treinamentos de tiro para agentes da GCM

O prefeito da cidade de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB) prepara um projeto de lei…

Imagem do Senhor Bom Jesus na Orla do Porto em Cuiabá cai pela 2ª vez

A imagem do Senhor Bom Jesus de Cuiabá, localizada na Orla do Porto, sofreu danos…

Crise constitucional já chegou aos EUA, diz professor

Os Estados Unidos já estão enfrentando uma crise constitucional, segundo o professor de História e…