MT registra 1 caso de suicídio por dia: saiba como procurar ajuda


A divulgação dos dados sobre violência no Brasil pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública em 2024 revelou informações alarmantes sobre os casos de suicídio em Mato Grosso. De acordo com o painel de dados, o estado registra, em média, uma morte por suicídio por dia.

Casos de suicídio foram registrados em todo o Estado. (Foto: Ilustrativa | Agência Brasil)

Em comparação com os índices nacionais, a situação em Mato Grosso chama ainda mais atenção. Enquanto a taxa de suicídio no Brasil é de 7,58 mortes a cada 100 mil habitantes, o estado apresenta um índice superior, com 8,84 mortes a cada 100 mil habitantes.

Os números reforçam a necessidade urgente de políticas públicas e ações eficazes para prevenir e combater esse grave problema de saúde mental na região.

Primeira Página entrou em contato com a Sesp (Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso) para detalhar as medidas de apoio à saúde mental voltadas à população, mas, até o momento, não obtivemos resposta sobre as ações de prevenção ao suicídio adotadas no estado.

Solicitamos inclusive, se há treinamentos específicos para procedimentos e recomendações relacionadas à negociação com vítimas de tentativa de suicídio

Como buscar ajuda?

Uma das formas de buscar ajuda gratuitamente é por meio do CVV (Centro de Valorização da Vida), que oferece atendimento 24 horas por dia pelo telefone 188, além de suporte via chat, e-mail e, em alguns locais, atendimento presencial.

Em Mato Grosso, a Fraternidade de Apoio à Vida, localizada em Cuiabá, também realiza atendimentos presenciais para quem precisa de apoio.

Outra opção é recorrer ao SUS (Sistema Único de Saúde), que disponibiliza atendimento nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e nos CAPS (Centros de Atenção Psicossocial), serviços especializados em saúde mental. Esses canais são essenciais para quem busca acolhimento e orientação profissional.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Preso em SP suspeito de estuprar 3 crianças em Três Lagoas

Jovem de 24 anos, suspeito de estuprar o enteado e duas sobrinhas, em Três Lagoas,…

Membro do PCC tenta subornar PMs em troca de Rolex em SP

A Polícia Militar prendeu um homem conhecido como “Malvadão”, na tarde desta segunda-feira (24), na…

Morre Han Jong-Hee, co-CEO da Samsung, aos 63 anos

O co-CEO da Samsung, Han Jong-Hee, 63, morreu após uma parada cardíaca nesta terça-feira (25),…