“Não vou negociar, façam o que quiserem“, diz presidente do Irã a Trump

CNN Brasil


O presidente do Irã, Masoud Pezeshkian, disse que não negociaria com os EUA enquanto estivesse sendo ameaçado, e avisou ao presidente Donald Trump para “fazer o que diabos você quiser”, informou a mídia estatal iraniana nesta terça-feira (11).

“É inaceitável para nós que eles [os EUA] deem ordens e façam ameaças. Eu nem vou negociar com vocês. Façam o que diabos vocês quiserem”, disse Pezeshkian.

O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, disse no sábado (8) que a capital Teerã não seria intimidada a negociar, um dia depois de Trump dizer que havia enviado uma carta pedindo ao Irã que se envolvesse em negociações sobre um novo acordo nuclear.

Ao expressar abertura a um acordo com Teerã, Trump restabeleceu a campanha de “pressão máxima” que aplicou em seu primeiro mandato como presidente para isolar o Irã da economia global e reduzir suas exportações de petróleo a zero.

Em uma entrevista à Fox Business, Trump disse na semana passada: “Há duas maneiras de lidar com o Irã: militarmente, ou você faz um acordo” para impedir que Teerã adquira armas nucleares.

O Irã há muito nega querer desenvolver uma arma nuclear. No entanto, está acelerando “dramaticamente” o enriquecimento de urânio para até 60% de pureza, próximo ao nível de aproximadamente 90% para armas, alertou a AIEA.

O Irã acelerou seu trabalho nuclear desde 2019, um ano depois que o então presidente Trump abandonou o pacto nuclear de Teerã de 2015 com seis potências mundiais e reimpôs sanções que prejudicaram a economia do país.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Brasil secando: Pantanal perdeu 61% de superfície de água no ano passado

Na mesma tendência do ano anterior, apenas em 2024 o Brasil perdeu 2% da superfície…

ariranha ensina filhotes a pescar no Pantanal

Filhotes de ariranhas, também conhecidas como lontras-gigantes, dão show de fofura ao aprenderem as artes…

Fechamento de Heathrow deve afetar mais de 1300 voos, diz diretor

O fechamento do aeroporto de Heathrow, em Londres, nesta sexta-feira (21) deve afetar mais de…