As queimadas que atingiram cidades paulistas provocaram uma faixa extensa de fumaça, afetando diversos municípios do estado de São Paulo. Segundo a Defesa Civil, pelo menos 36 municípios ficaram em alerta máximo por conta dos incêndios neste sábado (24).
Além de encobrir cidades, a fumaça causou cancelamentos de voos de pelo menos três companhias aéreas em São Paulo.
No vídeo abaixo, feito às 17h de hoje, é possível perceber que a fumaça impede uma visão maior do horizonte. A imagem foi gravada na cidade de Araraquara.
Outra imagem, feita na manhã deste sábado, mostra o céu da cidade de Catanduva, perto de São José do Rio Preto, região que mais sofre com os incêndios.
Cancelamento de voos
A Azul, Latam e a Voepass cancelaram voos devido à fumaça das queimadas no interior de São Paulo, na manhã deste sábado (24).
A Azul informou que o voo AD4158, que saiu hoje do Aeroporto de Viracopos para o Aeroporto de São José do Rio Preto, precisou retornar para Campinas “devido às condições climáticas adversas causadas por fumaça”. Em seguida, o voo AD 41111, que faria o caminho inverso, foi cancelado pela empresa.
Segundo a Latam, o voo LA3971, que estava previsto para decolar de Rio Preto às 9h30 de hoje com destino ao Aeroporto de Congonhas, foi cancelado também devido à fumaça. Os passageiros foram reacomodados para outro voo, que saiu às 12h57 de São José do Rio Preto e aterrissou em segurança na capital paulista às 13h51.
A Voepass também precisou cancelar viagens. O voo 2284, que partiria às 6h20 deste sábado (24) de São José do Rio Preto para o Aeroporto de Guarulhos foi cancelado pela companhia.
Satélite flagra início de incêndios
Um satélite do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais registrou, na tarde desta sexta-feira (23), o surgimento das queimadas e o avanço da fumaça no interior de São Paulo.
As imagens foram registradas das 14h00 às 20h00 de sexta-feira e mostram o início dos incêndios em diferentes pontos do estado de São Paulo. Por conta do vento, toda a fumaça é levada em direção à capital.