O argumento brasileiro sobre a crise na Venezuela é uma ficção, diz Rubens Barbosa à CNN


O ex-embaixador e atual presidente do Instituto de Relações Internacionais e Comércio Exterior (IRICE), Rubens Barbosa, fez duras críticas à abordagem do governo brasileiro em relação à crise na Venezuela.

Durante sua participação no programa WW da CNN Brasil, Barbosa classificou a versão apresentada pelo Brasil como uma “ficção”.

Segundo o diplomata, a narrativa oficial não se sustenta diante da realidade dos fatos. “O que nós ouvimos agora são contos da ‘carochinha’, entendeu? Isso não existe. A versão que está sendo dada pelo governo brasileiro é uma ficção”, afirmou Barbosa.

Falta de diálogo e divergências regionais

O ex-embaixador apontou a falta de diálogo efetivo entre o governo brasileiro e a oposição venezuelana como um dos principais problemas.

Ele questionou: “Como é que você vai dialogar com a oposição e com o governo? Se o governo quer prender a oposição e a oposição está oferecendo as atas para o governo brasileiro, e o governo brasileiro não fala com a Corina, como é que você vai fazer a apuração?”

Barbosa também destacou a ausência de um consenso entre os países da região. “Não há um entendimento conjunto entre a Colômbia, o México e o Brasil. O Brasil quer que a Venezuela julgue as urnas, e a Colômbia quer que haja um julgamento internacional”, explicou.

Críticas internacionais e postura do Brasil

O diplomata mencionou uma carta enviada por 23 presidentes europeus ao presidente Lula, pedindo que o Brasil respeite os direitos humanos e a democracia no exterior, assim como faz internamente.

Barbosa argumentou que o governo brasileiro não está defendendo uma posição que respeite esses princípios no caso venezuelano.

“O que se ouviu do governo brasileiro nesses últimos dias com a repressão que houve na Venezuela e com a prisão de líderes da oposição e ameaças de prisão da Corina e do Edmundo Gonzalez… Essa versão não se sustenta”, afirmou o ex-embaixador.

Rubens Barbosa concluiu sua análise sugerindo que a postura atual do Brasil indiretamente favorece a permanência de Maduro no poder na Venezuela, o que, em sua visão, compromete os esforços para uma solução democrática na região.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNN. Clique aqui para saber mais.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Trump diz que judeus teriam culpa em eventual derrota nas eleições

O ex-presidente dos EUA Donald Trump disse nesta quinta-feira (19) que “o povo judeu” seria…

Extremos do clima: previsão tem chuva no Sul, tempo seco em SP e calorão no RJ

Algumas regiões brasileiras devem enfrentar climas extremos, nesta sexta-feira (20). A previsão é que a…

Camila Jara e Rose Modesto visitaram entidades sociais de Campo Grande

As candidatas à prefeitura de Campo Grande, Camila Jara (PT) e Rose Modesto (União Brasil),…