O que levou à queda do primeiro-ministro de Portugal? Entenda o caso

CNN Brasil


O Parlamento de Portugal rejeitou, na terça-feira (11), uma moção de confiança no governo minoritário de centro-direita do primeiro-ministro Luis Montenegro.

Com o resultado da votação, o governo assume um papel de interino e uma nova eleição geral antecipada – a terceira do país em pouco mais de três anos – será realizada.

Segundo o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, o pleito deve ocorrer em meados de maio.

Entenda caso que derrubou premiê

O premiê Luis Montenegro apresentou a moção de confiança na semana passada, depois que a oposição portuguesa ameaçou estabelecer um inquérito parlamentar sobre a Spinumviva, a consultoria de proteção de dados de sua família.

A oposição afirma que os contratos da Spinumviva com empresas privadas, incluindo um cassino e um hotel, beneficiaram Montenegro enquanto primeiro-ministro.

Ele fundou a empresa em 2021, mas entregou a propriedade para sua esposa e filhos em 2022. Os ativos adquiridos após o casamento pertencem ao casal sob a lei de Portugal, o que deixa a transferência de propriedade em uma área cinzenta entre o direito civil e comercial.

O primeiro-ministro nega as acusações de conflito de interesses ou deficiências éticas, mas os principais partidos da oposição acharam suas explicações pouco convincentes. Como o inquérito parlamentar foi “bloqueado” após a apresentação da moção de confiança, não há nenhuma investigação em andamento sobre a Spinumviva.

Os partidos de oposição que representam a maioria dos assentos parlamentares chegaram a alertar Montenegro que rejeitariam a moção se ela fosse apresentada.

Alguns analistas interpretaram sua ação como um blefe, outros viram a intenção de desencadear uma eleição enquanto sua aprovação ainda estava mais elevada e a economia com uma base forte.

Pouco antes da votação de terça-feira, Montenegro propôs que ele enfrentasse um inquérito de comissão parlamentar que duraria até dois meses, mas alegou que os principais socialistas da oposição se recusaram a negociar a definição de um limite de tempo, tornando a votação inevitável.

Com informações da Reuters.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

PM que matou criador de réplica de avião da FAB tem prisão mantida

Após audiência de custódia, a Justiça converteu em preventiva a prisão em flagrante do tenente…

Impacto violento: carro vira “ovo“ após acidente em SC

Um acidente de trânsito que ocorreu nesta segunda-feira (24) deixou três vítimas com ferimentos graves,…

mais de 350 buscam apoio psicológico

Dados do Sindicato dos Policiais Penais do Estado de Mato Grosso (SINDSPPEN-MT) revelam que, desde…