Obra de Di Cavalcanti avaliada em R$ 8 mi ficou 56 anos em hall de prédio


Uma obra do renomado artista Emiliano Di Cavalcanti foi vista pelo grande público pela primeira vez em mais de meio século. O mural de 2,77 metros de altura e 2,31 metros de largura repousava em uma parede com a mesma proporção em um hall de prédio Edifício Machado de Assis, no Rio de Janeiro desde 1969.

A pintura, avaliada em R$ 8 milhões de reais, foi encomenda pela empreiteira H. C. Cordeiro Guerra para o edifício luxuoso. O prédio à beira-mar em Copacabana tem apartamentos de 570 metros quadrados e um jardim, na avenida Atlântica e já foi casa de figuras históricas, como o ex-presidente do Brasil Juscelino Kubitschek.

Pintura reúne motivos que atravessaram toda a sua produção, como a flora da Mata Atlântica, representações da figura feminina brasileira e referências a bairros icônicos do Rio de Janeiro, como a Lapa e Santa Teres • Galatea

Em referência ao escritor romancista que dá nome ao edifício, Machado de Assis, a obra tem como inspiração o tema da personagem Capitu, do livro Dom Casmurro, de 1899.

A pintura reúne elementos como a flora da Mata Atlântica, representações da figura feminina brasileira e referências a bairros icônicos do Rio de Janeiro, como a Lapa e Santa Teresa. “O resultado é uma composição complexa, rica em cores e detalhes profundamente conectados ao seu universo pictórico”, de acordo com os expositores.

Nesta semana, após 56 anos, o mural foi exposta primeira vez no estande da Galatea na SP-Arte 2025. A feira, focada no mercado brasileiro de arte e design reúne, vendeu a obra nos últimos dias. O valor e o comprador não foram revelados.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Centro Histórico de Cuiabá pode ter reforma incentivada com redução de impostos

Uma das sugestões debatidas durante audiência pública promovida pelo Ministério Público de Mato Grosso (MPMT),…

Racismo em shopping: Defensoria de SP recomenda afastamento de seguranças

Após os casos de racismo, a Defensoria Pública do Estado de São Paulo, por meio…

Sem dinheiro, sobrinho do papa Francisco viaja para funeral graças a doação

Sem recursos financeiros para ir a Roma durante todo o papado de Francisco, o sobrinho…