Quem depende da Avenida do CPA para trafegar deve se atentar para mudanças no trânsito no local. A partir desta quinta-feira (22) a faixa exclusiva para ônibus está suspensa até a altura da Avenida Mato Grosso.
A medida, por tempo indeterminado, ocorre por conta do avanço das obras do BRT (Bus Rapid Transit) na capital. O objetivo é evitar congestionamento no trânsito, de acordo com a Semob (Secretaria de Mobilidade Urbana).
Trajeto do BRT
De acordo com a Sinfra (Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística), serão implantados dois corredores do BRT. No primeiro, o ônibus sairá do Terminal André Maggi em Várzea Grande, percorrendo as Avenidas Filinto Muller, João Ponce de Arruda, Avenida da FEB, Tenente-Coronel Duarte e Historiador Rubens de Mendonça, até o Terminal do Coxipó.
Já no segundo corredor, o BRT sairá do Terminal do Coxipó e percorrerá as Avenidas Fernando Corrêa e Coronel Escolástico, até o Centro de Cuiabá.
O corredor entre Várzea Grande e o CPA contará com três linhas:
- Uma linha que para em todas as estações do trajeto, seja na ida ou na volta
- Uma linha expressa, que sai do Terminal André Maggi e para somente no Porto de Cuiabá
- Outra linha expressa que sai do Terminal do CPA até o Centro de Cuiabá, parando apenas no Shopping Pantanal.
Já o corredor entre Coxipó e Centro de Cuiabá terá duas linhas:
- Uma linha que para em todas as estações do caminho.
- Uma linha expressa, que para apenas na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
Ao chegarem no Centro da capital, as linhas expressas dos dois corredores sobem a Avenida Getúlio Vargas, fazem o contorno na praça do Chopão e descem a Avenida Isaac Póvoas, antes de retornarem para sua origem.
De acordo com o projeto, a Avenida da FEB continuará com duas pistas em cada sentido após o fim dos trabalhos.