Após cumprir as exigências do Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente) e o do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), a Sinfra-MT (Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística) definiu uma data prévia, dia 28 de agosto, para começar as obras no Portão do Inferno, na MT-251, estrada que dá acesso a Chapada dos Guimarães, a 65 km de Cuiabá.
Segundo a Sinfra, o órgão está trabalhando no detalhamento do cronograma de obras. Assim, ainda será feita atualização sobre a data de início dos bloqueios na pista. No entanto, não há previsão de fechamento total da MT-251.
Nessa terça-feira (13), a Sinfra comunicou o Ibama e o ICMBio sobre o início das obras, já que uma das condicionantes é justamente informar aos órgãos ambientais, com pelo menos 15 dias de antecedência.
-
Obras no Portão do Inferno são liberadas e devem começar nos próximos dias
A Sinfra também já notificou a empresa responsável para iniciar a mobilização de trabalhadores e equipamentos, realizar os treinamentos necessários e a montagem do canteiro de obras, em um terreno localizado atrás da Casa do Mel.
À reportagem, a Prefeitura de Chapada dos Guimarães informou que aguardar o detalhamento da obra para avaliar o caso. Posteriormente a gestão municipal informou que enviou um ofício ao Governo do Estado solicitando que, durante as obras, a MT-251 permaneça aberta para serviços essenciais.
O que será feito inicialmente
As obras de retaludamento consistem na retirada do maciço rochoso da curva do Portão do Inferno e a criação de taludes, uma série de cortes que funcionam como degraus, para impedir os deslizamentos de terra. Com isso, a estrada será recuada em dez metros, evitando a passagem sobre o viaduto que existe hoje no local.
-
MT avança no ensino fundamental, mas ensino médio não bate meta do Ideb
-
Netos e funcionário: saiba quem eram as vítimas do avião que caiu em Apiacás
-
TV Centro América é campeã de audiência em Rondonópolis e região