Onça-pintada resgatada nesta quinta-feira (15), no Pantanal de Mato Grosso do Sul, é mais um retrato da ameaça implacável dos incêndios que atingem o bioma. O felino foi encontrado em uma manilha de concreto com queimaduras de segundo grau nas quatro patas e lacerações em algumas partes do corpo. 😔
Confira o vídeo do salvamento.
O resgate foi realizado em uma fazenda localizada a 40 km da cidade de Miranda. Após ser encontrada. a onça-pintada foi sedada e retirada da manilha por uma equipe especializada.
Em seguida, o animal foi encaminhado para o Cras (Centro de Recuperação de Animais Silvestres) em Campo Grande. A onça chegou ao hospital veterinário às 13h30 e segue em observação. A onça trata-se de uma fêmea jovem, de aproximadamente 60 kg.
Ele passará por exames laboratoriais e análises mais detalhadas. A expectativa é de uma boa recuperação.
-
Foto de onça e filhotes vivos é conforto em fazenda ameaçada pelo fogo
-
Registro impressionante mostra onça Ousado capturando um jacaré
União de forças
Uma verdadeira força-tarefa foi mobilizada para o resgate da onça-pintada queimada. A PMA (Policia Militar Ambiental) coordenou os esforços para garantir a segurança dela e de suas equipes, enquanto o Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e o GRETAP (Grupo de Resgate e Tratamento de Animais Silvestres) forneceram o suporte técnico necessário, com veterinários e equipamentos para o manejo e transporte do felino.
Recentemente, a PMA também esteve envolvida em outro resgate significativo, salvando um filhote de anta que sofreu queimaduras também por conta dos recentes incêndios florestais. O animal foi batizado de Melancia.