Plantio de ipês homenageia 53 vítimas de feminicídio em MT


Uma ação de plantio de mudas de Ipê Roxo vai homenagear 53 vítimas de feminicídios ocorridos em Mato Grosso nos anos de 2024 e 2025.

Em 2024, Mato Grosso registrou 47 feminicídios e, até o mês de março de 2025, já são seis mulheres assassinadas.

O plantio dos ipês ocorrerá nesta sexta-feira (28), no Parque Tia Nair, região do Jardim Itália, em Cuiabá. (Foto: Reprodução/MPMT)

A homenagem simbólica é uma iniciativa do Núcleo das Promotorias de Justiça Especializadas no Enfrentamento da Violência Doméstica (MPMT) e Familiar contra a Mulher de Cuiabá, por meio do projeto “Em Memória Delas” do Observatório Caliandra.

O plantio ocorrerá nesta sexta-feira (28), em uma área da 2ª etapa do Parque Tia Nair, bairro Morada dos Nobres, região do Jardim Itália.

A atividade conta com a parceria da Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria da Mulher, Secretaria do Meio Ambiente, Empresa Cuiabana de Limpeza Urbana (Limpurb) e da Ginco Urbanismo.

A promotora de Justiça coordenadora do Núcleo, Claire Vogel Dutra, explica que o ato é uma forma de honrar a memória das vítimas, preservar suas histórias e, ao mesmo tempo, impactar a sociedade pela quantidade de mulheres mortas em razão do gênero.

Também é uma forma de reconhecer a necessidade de implantação de políticas de prevenção, enfrentamento e combate ao feminicídio.

Por que o ipê?

O Ipê foi escolhido por ser uma árvore originária da Mata Atlântica brasileira, presente em vários estados da federação, entre eles Mato Grosso. A árvore com sua florada de cor roxa simboliza cada mulher, filha, mãe, tia, amiga que deixou de florescer por ser mulher.

“É uma forma de manter viva a memória da mulher, incentivar a reflexão e conscientização coletiva, assim como fortalecer a luta por justiça dos familiares das vitimadas”, disse a promotora.

Segundo a promotora, o projeto “Em Memória Delas” compreende três etapas:

  • Plantio de mudas, visando criar um memorial das vítimas;
  • Instalação de uma placa marcando o espaço;
  • Realização de campanha publicitária voltada à prevenção e redução dos números de feminicídios em Mato Grosso, com foco central no público masculino.

O observatório

O Observatório Caliandra é uma iniciativa do MPMT, cujo principal objetivo é atuar ativamente na prevenção, orientação e sensibilização da população sobre a violência contra as mulheres, com um olhar focalizado aos feminicídios, aos órfãos e familiares dessas vítimas.

Por esse canal, as mulheres e a população têm acesso aos indicadores atualizados dos feminicídios ocorridos em Mato Grosso, informações estatísticas, dados processuais, materiais orientativos e de conscientização, e ao memorial das vítimas de feminicídios, com a história de mulheres que infelizmente foram vitimadas neste estado.

O Caliandra é uma ferramenta que facilita a comunicação das pessoas interessadas nos canais de proteção tanto da Ouvidoria do MPMT quanto da Polícia Judiciária Civil e da Central Nacional de Atendimento, de forma a contribuir no enfrentamento da violência cometida contra as mulheres.

*com informações MPMT

  1. Setor industrial dispara em MT e triplica PIB em uma década

  2. Prefeitura abre 1.092 vagas com salários de até R$ 4,9 mil



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Trump diz que Putin deve “parar de atirar“ e assinar acordo

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, continuou expressando sua frustração neste domingo (27) com…

Roubo de mansão em SP: polícia localiza suspeito rastreando fone de ouvido

A Polícia localizou um dos suspeitos de integrar uma uma quadrilha de cinco homens que…

Trump diz que vê Zelensky como “mais calmo“ após negociações no Vaticano

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse neste domingo (27) que vê o presidente…