Milhares de unidades de suplementos alimentícios, como a creatina, foram apreendidos pelo Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) em São Paulo, no início do mês de novembro.
De acordo com a Polícia Civil, os produtos foram recolhidos durante cumprimento de mandados contra empresários. Uma medida de busca e apreensão foi realizada na fábrica da Soldiers Nutrition.
Os donos da empresa são Yuri Silveira de Abreu e Fabiula de Arruda Freire, conhecidos como “rei e rainha da creatina”. Eles acumulam mais de 120 mil seguidores nas redes sociais.
Crimes de falsificação ideológica, associação criminosa e lavagem de dinheiro estão sendo apurados. A Vigilância Sanitária interditou dois locais ligados à empresa.
Os suplementos apreendidos foram encaminhados à perícia para determinar qual a sua composição. De acordo com a Polícia Civil, nenhuma documentação indicou a procedência dos produtos.
Outro lado
À CNN, a Soldiers Nutrition informou que “possui todas as licenças e autorizações necessárias e opera de forma rigorosamente alinhada às normas e regulamentações aplicáveis, com auditorias regulares da Vigilância Sanitária.”
A empresa também destacou que a última inspeção da Vigilância Sanitária ocorreu recentemente.
Sobre a investigação, a Soldiers informou que a representação policial foi baseada em procedimentos investigatórios contra outras empresas e que entende ser um “equívoco” a medida de busca e apreensão realizada na fábrica da empresa.
Até o momento, segundo a empresa, não foi apontado nenhum indício de irregularidade. Eles também ressaltam que os locais interditados pela Vigilância Sanitária são empresas de terceiros.
O que é a creatina?
A creatina é dos suplementos alimentares favoritos dos atletas e praticantes de musculação.
A substância é conhecida por seus benefícios para o aumento de força e ganho de massa muscular, além de potencializar a resistência e a performance física durante os treinos.
A creatina é uma substância que pode ser encontrada naturalmente no organismo e é formada por três aminoácidos: a glicina, a metionina e a arginina.
Ela é produzida, principalmente, pelo fígado, mas também pode ser encontrada em alimentos como a carne vermelha, peixe e frango.