A Prefeitura de Cuiabá (MT) anunciou que irá instalar câmeras de segurança em creches e escolas municipais. O objetivo, segundo a administração municipal, é coibir o bullying e agressões entre alunos. Os equipamentos serão posicionados nos pátios e dentro das salas de aula.
De acordo com a prefeitura, a decisão foi tomada após denúncias recentes de violência contra crianças em unidades de ensino da capital mato-grossense.
“O sistema de monitoramento será restrito, garantindo que as imagens não sejam divulgadas publicamente. A intenção é que o material seja utilizado apenas para fins de acompanhamento interno e investigação de eventuais incidentes”, diz a prefeitura.
“Nós não vamos expor as crianças na internet ou em qualquer outro lugar. As imagens serão utilizadas para monitoramento, segurança e proteção dos alunos. Se houver uma agressão, será possível identificar rapidamente quem foi o responsável e entender o que aconteceu. A câmera vai ajudar a ter essa segurança maior”, afirma o prefeito Abilio Brunini (PL).
A prefeitura acrescenta que, além do monitoramento com câmeras, a Secretaria de Educação de Cuiabá dispõe de uma controladoria própria para investigar casos de bullying e violência no ambiente escolar. Os pais que quiserem fazer denúncias podem procurar a Pasta ou utilizar a Ouvidoria do Município.
* Sob supervisão