Premiê britânico diz que Europa precisa de garantia de segurança dos EUA

CNN Brasil


O primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, disse neste domingo (2) que os países europeus precisam de uma garantia de segurança, ou de apoio, dos Estados Unidos para dissuadir o presidente russo, Vladimir Putin, de invadir novamente a Ucrânia se um acordo de paz for alcançado.

Starmer argumenta que uma possível força europeia de manutenção da paz precisaria de uma garantia de segurança do presidente dos EUA, Donald Trump, para que qualquer acordo de paz funcionasse na Ucrânia.

“Sempre fui claro que seria necessário um apoio dos EUA, porque não creio que seria uma garantia sem eles”, disse ele à BBC News.

O primeiro-ministro britânico tentará renovar a esperança de paz na Ucrânia em uma reunião com Volodymyr Zelensky e outras nações ocidentais neste domingo, dois dias depois de o líder ucraniano ter entrado em confronto em Washington com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Depois de uma discussão acalorada com Trump, que ameaçou interromper o apoio à Ucrânia depois de acusar Zelensky de ser ingrato pela ajuda dos EUA, o líder ucraniano voou para Londres no sábado (1°) para ser calorosamente recebido em Downing Street por Starmer.

Starmer disse neste domingo que uma rodada urgente de ligações para Trump, Zelensky e o presidente francês Emmanuel Macron no fim de semana consolidou a ideia de que uma “coalizão de dispostos” na Europa precisaria agir rapidamente para elaborar um plano de paz a ser apresentado aos Estados Unidos.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Após ser rejeitado por mulheres em bar, PM mata jovem que criou avião em Colniza

Em depoimento nesta segunda-feira (24), o subtenente da Polícia Militar, Elias Ribeiro da Silva, de…

PM atira 13 vezes e mata homem que anunciou assalto com arma de brinquedo

Um homem de 55 anos morreu após ser baleado por um policial ao anunciar um…

Nova regra libera celular para aprendizado em sala mas proíbe no recreio

O Conselho Nacional de Educação (CNE) publicou nesta segunda-feira (24) uma resolução que estabelece diretrizes…