Presidente americano Joe Biden desiste da reeleição


O presidente americano Joe Biden, de 81 anos, desistiu de concorrer à reeleição. A informação foi divulgada em um comunicado publicado em seu perfil do Instagram na tarde deste domingo (21).

Joe Biden desistiu de concorrer a reeleição americana (Foto: Poder 360)

No comunicado, o presidente agradeceu à vice-presidente Kamala Harris pela parceria e destacou a superação dos Estados Unidos na pandemia de covid-19, que afetou o mundo.

Biden encerrou o comunicado dizendo que falará mais sobre os motivos de sua desistência ainda esta semana.

Desistência

A desistência ocorre após pressões do partido e de parte do eleitorado democrata. A crise na campanha de Biden começou no fim de junho, quando ele um desempenho ruim durante um debate contra Donald Trump. 

A capacidade cognitiva do presidente chegou a ser colocada em dúvida.

Nos últimos dias, os rumores de desistência aumentaram. O ex-presidente Barack Obama e a ex-líder da Câmara Nancy Pelosi, duas fortes vozes no Partido Democrata, demonstraram insegurança com Biden.

Na última quarta-feira (17) o presidente foi diagnosticado com Covid-19 e suspendeu eventos de campanha. Ele está em isolamento em sua casa em Delaware e segundo a imprensa norte-americana, diante da pressão, ele começou a ficar mais reflexivo sobre a candidatura.

O Partido Democrata ainda não anunciou quem será o novo candidato para disputar a eleição contra Trump.

  1. O que se sabe até agora do atentado sofrido por Donald Trump

  2. Joe Biden anuncia pedido de 500 milhões de dólares para Fundo Amazônia

Veja o comunicado na íntegra

“Meus companheiros americanos,

Nos últimos três anos e meio, fizemos grandes progressos como Nação.

Hoje, a América tem a economia mais forte do mundo. Fizemos investimentos históricos na reconstrução da nossa nação, na redução dos custos dos medicamentos prescritos para os idosos e na expansão dos cuidados de saúde acessíveis a um número recorde de americanos. Fornecemos cuidados extremamente necessários a um milhão de veteranos expostos a substâncias tóxicas. Aprovou a primeira lei de segurança de armas em 30 anos. Nomeada a primeira mulher afro-americana para a Suprema Corte. E aprovou a legislação climática mais significativa da história do mundo. A América nunca esteve melhor posicionada para liderar do que estamos hoje.

Sei que nada disso poderia ter sido feito sem vocês, povo americano. Juntos, superámos uma pandemia que ocorre uma vez num século e a pior crise económica desde a Grande Depressão. Protegemos e preservamos a nossa democracia. E revitalizamos e fortalecemos nossas alianças em todo o mundo.

Foi a maior honra da minha vida servir como seu presidente. E embora tenha sido minha intenção procurar a reeleição, acredito que é do interesse do meu partido e do país que eu me demita e me concentre exclusivamente no cumprimento dos meus deveres como Presidente durante o resto do meu mandato.

Falarei à Nação ainda esta semana com mais detalhes sobre minha decisão.

Por enquanto, deixe-me expressar minha mais profunda gratidão a todos aqueles que trabalharam tanto para me ver reeleito. Quero agradecer à vice-presidente Kamala Harris por ser uma parceira extraordinária em todo este trabalho. E deixe-me expressar o meu sincero agradecimento ao povo americano pela fé e confiança que depositou em mim.

Acredito hoje no que sempre acreditei: que não há nada que a América não possa fazer – quando fazemos isso juntos. Só temos que lembrar que somos os Estados Unidos da América.”

Comunicado publicado no Instagram.

Com informações do g1.





Fonte do Texto

VEJA MAIS

Cuiabá ganha aval para voos internacionais; entenda o que falta

O Aeroporto Marechal Rondon, localizado em Várzea Grande, na região metropolitana de Cuiabá, recebeu autorização…

Presidente da Coreia do Sul nomeia novo ministro da Defesa

O presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk Yeol, aceitou a renúncia do ministro da…

MP pede prisão de policial que matou jovem negro pelas costas em SP

O Ministério Público de São Paulo pediu a prisão do policial militar Vinicius de Lima…