Uma nave espacial de carga Roscosmos chegou à Estação Espacial Internacional neste sábado (17) para entregar comida, combustível e outros suprimentos para a tripulação, que inclui dois astronautas da Nasa presos na estação devido a preocupações de segurança sobre a cápsula Boeing Starliner que deveria levá-los para casa.
A nave não tripulada Progress 89 chegou à porta traseira do módulo russo Zvezda Service. Ela foi lançada na quarta-feira (14) em um foguete Soyuz do Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão.
A nave espacial Roscosmos entregou cerca de três toneladas de suprimentos para a tripulação a bordo da Estação Espacial Internacional e permanecerá atracada por aproximadamente seis meses antes de partir para reentrada na atmosfera da Terra para descartar lixo, disse a Nasa.
A estação espacial está atualmente hospedando a tripulação da Expedição 71, bem como os dois primeiros astronautas a voar na cápsula Starliner da Boeing, Butch Wilmore e Suni William.
A missão de teste deles inicialmente deveria durar cerca de oito dias na estação, mas foi prolongada por problemas com o sistema de propulsão da Starliner, que têm cada vez mais questionado a capacidade da espaçonave de retorná-los com segurança à Terra, conforme planejado.
Oficiais da Nasa disseram recentemente que os dois astronautas que chegaram à Estação Espacial Internacional em junho poderiam retornar na Crew Dragon da SpaceX em fevereiro de 2025 se a Starliner ainda for considerada insegura para retornar à Terra.
Compartilhe: