Putin afirma que novo míssil hipersônico será produzido e terá testes em combate

CNN Brasil


A nova arma balística russa Oreshnik ultrapassa em dez vezes a velocidade do som e não pode ser interceptado por outros armamentos. O projétil tem um alcance de cerca de cinco mil quilômetros.

Isso permite que a Rússia ataque a maioria da Europa e a costa-oeste dos Estados Unidos, segundo informações do exército do país.

Em uma reunião com o ministro da Defesa e industriais de guerra, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse que os mecanismos para a produção em série do míssil já estão estabelecidos. Putin avisou que a decisão sobre a fabricação desse armamento já foi tomada.

“Vou enfatizar mais uma vez: continuaremos testando o sistema [de mísseis] mais recente.”, afirmou Putin.

Em resposta, o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, afirmou que está realizando reuniões com aliados para construir uma defesa e frear o novo armamento.

O Kremlin utilizou o foguete contra o território da Ucrânia na última quinta-feira (21). O Oreshnik atingiu uma base militar na cidade de Dnipro – a quarta maior do país – a trezentos quilômetros de Kiev.

Veja a trajetória do míssil hipersônico que atingiu Dnipro nesta quinta (21) • CNN

Ele saiu da província russa de Astracã e viajou cerca de 700 quilômetros em 15 minutos. A velocidade do artefato ultrapassou os 13 mil quilômetros por hora.

Ao mesmo tempo, a Rússia também aumentou o efetivo de tropas em algumas regiões estratégicas do combate.

Uma fonte no setor de segurança de Kiev disse que militares norte-coreanos chegaram a cidade de Mariupol, ocupada pela Rússia desde 2022.

A parceria entre Vladimir Putin e Kim Jong-un se intensificou nos últimos meses. A ditadura da dinastia Kim já havia enviado cerca de 11 mil soldados para Kursk, onde Kiev lançou uma forte contra-ofensiva perante o exército russo.

Além de Kursk e Mariupol, soldados da Coreia do Norte também foram vistos ao leste de Kharkiv, local parcialmente ocupado por forças russas.

Além da troca de forças, moscou entregou mísseis anti-aéreos à ditadura norte-coreana, segundo um oficial da Coreia do Sul. O apoio também envolve transações financeiras e o envio de outros tipos de equipamentos tecnológicos a Pyongyang.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Padre é escolhido para comandar Secretaria de Educação de Várzea Grande

A prefeita eleita de Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, Flávia Moretti (PL), anunciou o…

Eleições no Uruguai: Tudo o que você precisa saber

Mais de 2,7 milhões de uruguaios são esperados nas urnas, neste domingo (24), para escolher…

Esmeralda de quase 400 kg achada na Bahia deve ser devolvida ao Brasil após decisão da Justiça dos EUA

A Justiça dos Estados Unidos determinou na última quinta-feira (21) que uma esmeralda de 380…