O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja para chuvas intensas e ventos fortes, válido entre este sábado (28) e domingo (29), às 10h, impactando diversas áreas das regiões Centro-Oeste e Sudeste do país.
A situação meteorológica, classificada como de perigo, exige atenção redobrada da população devido aos riscos de corte de energia elétrica, queda de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
As áreas afetadas incluem no Centro-Oeste, regiões do Mato Grosso e Goiás ; e no Sudeste, municípios de São Paulo e Minas Gerais.
De acordo com o INMET, o alerta laranja indica uma situação meteorológica perigosa, com previsão de chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, e ventos intensos entre 60 e 100 km/h. A população deve manter-se vigilante, acompanhar as informações meteorológicas e seguir as orientações das autoridades.
A emissão do alerta ocorre em um contexto de precipitação acima da média, como verificado em São Paulo, onde as chuvas já ultrapassaram em 11,5% o esperado para o mês de dezembro.
A Defesa Civil paulista também emitiu alerta meteorológico para os próximos dias, com foco na faixa leste do estado, incluindo Campinas, Piracicaba e Vale do Paraíba.
O capitão Roberto Farina, da Defesa Civil de São Paulo, explicou à CNN que o fenômeno climático está associado à zona de convergência do Atlântico Sul. Ele também destacou o deslizamento de terra em Taubaté, onde três pessoas morreram, ressaltando que o solo já estava saturado pela chuva.